Notícias Este é o novo Opel Insignia GSi com 260 cv. Tudo a pensar na performance

Apresentação

Este é o novo Opel Insignia GSi com 260 cv. Tudo a pensar na performance

Depois do Opel Corsa D, a designação GSi volta a ser incorporada num modelo da marca alemã. Mas não é só o emblema que muda neste Opel Insignia GSi.

Opel Insignia GSi

Foi pela voz – ou melhor, através da página de Instagram – de Mark Adams, vice presidente do departamento de design da Opel, que ficámos a saber no dia de ontem que a marca alemã estaria a preparar um regresso da designação GSi (Grand Sport Injection) à sua gama. E não foi preciso esperar muito: eis o Opel Insignia GSi.

O topo de gama alemão, foi o escolhido para fazer regressar estas três letras carregadas de história na marca alemã, que conta já com versões Grand Sport, Sport Tourer e Country Tourer. Infelizmente, ao contrário das derivações vendidas com o emblema da Buick (EUA) e da Holden (Australia), não vem com o V6 de 310 cavalos. Mas nem tudo são más notícias.

Dando continuidade ao legado do emblema GSi na marca alemã, nesta versão o topo de gama recebeu alguns upgrades mecânicos significativos: um chassis especialmente afinado (e testado no Nürburgring) para uma condução mais dinâmica, suspensão rebaixada, sistema de travagem Brembo e traz tração integral.

A NÃO PERDER: Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v

Quanto ao motor, o bloco 2.0 turbo de quatro cilindros debita 260 cv de potência e 400 Nm de binário – posteriormente vai estar disponível uma versão Diesel. O Opel Insignia GSi vem equipado com uma caixa automática de oito velocidades (com patilhas no volante) que permite escolher entre três modos de condução: Standard, Tour e Sport.

Opel Insignia GSi

Em termos dinâmicos, a Opel compara-o ao Insignia OPC (motor V6) da anterior geração. Mas por ser 160 kg mais leve e apresentar um centro de gravidade inferior, de acordo com a marca, o novo Insignia GSi é mais rápido que o seu antecessor no icónico Nürburgring. No entanto, não foram avançados tempos.

Estreada em 1984 no Opel Manta e Kadett, a designação GSi foi posteriormente usada no Astra, e no Corsa, até bem recentemente.

De resto, em termos estéticos o Opel Insignia GSi distingue-se dos restantes pelas entradas de ar com molduras cromadas, jantes de 20 polegadas, pinças dos travões a vermelho, saias laterais e um spoiler responsável por conseguir as necessárias doses de downforce sobre o eixo traseiro.

Já no interior o familiar alemão conta com bancos mais desportivos (com apoio lateral), pedaleira em alumínio e o teto em tons mais escuros. O Opel Insignia GSi vai estrear-se ao vivo no Salão de Frankfurt, em setembro, e vai estar disponível para encomenda no mês seguinte (no mercado alemão).

Opel Insignia GSi
Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Opel Astra GSi 2.0 16v?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v