Notícias RS3, A45, Type R, Golf R, Focus RS. Qual é o mais rápido?

Frente-a-frente

RS3, A45, Type R, Golf R, Focus RS. Qual é o mais rápido?

A Carwow conseguiu juntar os principais «hot hatch» do momento em pista. Qual é o mais rápido nos primeiros 400 metros?

É um verdadeiro quinteto de luxo: Audi RS3, Mercedes-AMG A45 4 Matic, Volkswagen Golf R e Ford Focus RS. Cinco modelos que representam o melhor que cada marca é capaz de fazer neste segmento.

Um frente-a-frente desleal?

Como disse, cada um representa o melhor que cada marca é capaz de fazer (ou está disposta a fazer…) neste segmento.

A Audi vai a jogo com os «molhos todos» e equipou o RS3 com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros capaz de debitar uns massivos 400 cv e a tração está a cargo de um sistema quattro (naturalmente). A Mercedes-AMG preferiu apostar no refinamento do seu 2.0 litros turbo com uma potência total de 381 cv (o melhor em termos de potência especifica).

O Ford Focus nesta sua ultima aparição abandonou a mecânica 2.5 litros de cinco cilindros (de origem Volvo) e passou a vir equipado com um moderno motor 2.3 litros Ecoboost com 350 cv e sistema de tração integral. A Volkswagen surge neste comparativo com a versão de produção mais radical da gama Golf, o Golf R. O modelo menos potente deste quinteto, ainda assim com uns muito respeitáveis 310 cv de potência.

Finalmente, o único representante dos FWD (front wheel drive), o icónico Honda Civic Type R, que surge neste comparativo equipado com a ultima geração do motor 2.0 Turbo VTEC, uma motorização capaz de desenvolver 320 cv de potência.

Face a estes valores, há um claro favorito. Mas há surpresas…