Mercado

Ford B-Max vai deixar de ser produzido. Abram alas para o segmento SUV

Com a oferta SUV cada vez mais completa, o segmento dos monovolumes compactos continua em processo de morte lenta. O Ford B-Max acaba de ser o último sacrificado.

Produzido desde 2012 na fábrica da Ford em Craiova, na Roménia, o Ford B-Max vai ser descontinuado em setembro, isto de acordo com a imprensa romena. A decisão é tudo menos surpreendente: as vendas de monovolumes compactos na Europa têm vindo a cair de forma significativa nos últimos anos.

Além disso, é precisamente na fábrica de Craiova que vai ter lugar a produção do Ford Ecosport para a Europa, modelo já vendido por cá, que até agora decorria na Índia. O SUV compacto foi recentemente atualizado, mas a versão europeia, que não deverá diferir muito da versão americana, ainda não foi apresentada. De qualquer forma, o Ecosport deverá assim assumir «as despesas da casa», substituindo também o B-Max no segmento B.

VEJAM TAMBÉM: Jay Leno já recebeu o seu Ford GT. Estas foram as primeiras impressões

Posicionado abaixo do C-Max, e tendo como base técnica o Fiesta, o Ford B-Max chega assim, precocemente, ao fim após cinco anos de produção. Mas não será o único.

Monovolumes compactos continuam a perder terreno

De algum tempo a esta parte os principais construtores têm vindo a substituir os seus monovolumes compactos – e não só – por crossovers e SUV. O motivo tem sido sempre o mesmo: o mercado parece não se cansar dos SUV, com as vendas a crescer continuamente e expressivamente nos últimos anos.

Dos modelos que lideram atualmente as vendas no segmento, apenas o Fiat 500L – modelo que, curiosamente (ou não…) foi recentemente renovado – deverá manter-se firme após este ano de 2017. Arrisca-se a ser um rei solitário já que o Opel Meriva, Nissan Note, Citroën C3 Picasso, Hyundai ix20, Kia Venga e o Ford B-Max vão deixar de ser vendidos no «velho continente».

No seu lugar teremos o Opel Crossland X, Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stonic e Ford Ecosport. Será o fim dos monovolumes compactos?

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o Ford Model T?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Ford Model T. O automóvel que pôs o mundo sobre rodas

Mais artigos em Notícias