Estes foram os principais destaques do Salão de Xangai 2017

Estes foram os principais destaques do Salão de Xangai 2017

2017 Volkswagen I.D. Crozz em Xangai

De dois em dois anos, o Salão de Xangai serve de palco para a apresentação de algumas novidades das principais marcas a nível mundial. A edição de 2017 não foi diferente.

Este mês ficou marcado por um dos salões internacionais que mais está a crescer ano após ano. Falamos do Salão de Xangai, o principal salão automóvel chinês. Um crescimento que não será alheio ao facto da China ser um dos maiores mercados das principais marcas mundiais.

RECORDAR É VIVER: As cópias a modelos europeus e americanos no Salão de Xangai 2015

Dos concepts mais futuristas aos modelos de produção mais convencionais, sem esquecer, naturalmente, a ofensiva elétrica, estas foram as principais estreias no certame chinês.

Audi e-tron Sportback Concept

2017 Audi e-tron Sportback Concept

Mais um capítulo da ofensiva elétrica da «marca dos anéis», que vai dar origem a um modelo de produção já em 2018, o SUV elétrico Audi e-tron. Quanto a este e-tron Sportback Concept, mais desportivo, a respetiva versão de produção será lançada só no ano seguinte. Sabe mais aqui.

BMW M4 CS

2017 BMW M4 CS

Depois das patentes registadas no ano passado, a BMW desfez todas as dúvidas e apresentou a edição limitada M4 CS. O upgrade de potência ao motor twin-turbo 3.0 litros de 6 cilindros em linha, agora com 460 cv, permite baixar da barreira dos quatro segundos no tradicional sprint até aos 100 km/h. Sabe mais aqui.

Citroën C5 Aircross

2017 Citroën C5 Aircross

No Salão de Xangai foi finalmente apresentado o novo SUV da Citroën, a resposta francesa no segmento com maior crescimento dos últimos anos. Em termos estéticos, a musa inspiradora foi o C-Aircross Concept apresentado em 2015. O C5 Aircross destaca-se também por ser o primeiro híbrido plug-in da Citroën. Sabe mais aqui.

Jeep Yuntu

2017 Jeep Yuntu

O objetivo foi misturar as tradicionais linhas Jeep com um aspeto mais trendy e futurista, e o resultado dá pelo nome Yuntu, “nuvem” em mandarim. E desenganem-se os mais céticos: o protótipo Yungu é mais do que um simples exercício de design. O maior e mais recente SUV da Jeep, com três filas de bancos, deverá mesmo chegar às linhas de produção, mas a concretizar-se será limitado ao mercado chinês.

Mercedes-Benz Classe S/ Classe A Concept

Foi com os olhos postos não só no futuro mas também no presente que a Mercedes-Benz se apresentou no Salão de Xangai 2017. A «marca da estrela« aproveitou o certame para dar a conhecer o renovado Classe S, o porta-estandarte da marca, mas também o Classe A Concept, que antecipa os traços estilísticos da futura gama Classe A. Sabe mais aqui e aqui.

Model K-EV

2017 Qoros Model K-EV

Não é a primeira experiência da Qoros com veículos elétricos, mas desta vez a marca sediada na China juntou-se à Koenigsegg. A marca sueca entra no projeto como parceiro tecnológico e ficou com a responsabilidade de desenvolver o grupo motriz 100% elétrico desta «superberlina». Sabe mais aqui.

Pininfarina K550/K750

Prometido é devido. Depois do H600 no Salão de Genebra, a casa de design italiana, em parceria com a Hybrid Kinetic Group, brindou-nos com mais dois protótipos. Desta vez, dois SUV, bastante mais versáteis e familiares, com o mesmo conceito estético e uma mecânica elétrica, com uma micro turbina a servir de extensor de autonomia. Será que vão chegar às linhas de produção? Sabe mais aqui.

Skoda Vision E

2017 Skoda Vision E

O Vision E antecipa o primeiro Skoda 100% elétrico. A julgar pelas especificações – 305 cv de potência máxima – do modelo apresentado no Salão de Xangai, a versão de produção poderá ser também o mais potente de sempre da marca checa. Sabe mais aqui.

Volkswagen I.D. Crozz

2017 Volkswagen I.D. Crozz

Espaçoso, flexível, dinâmico e altamente tecnológico. É assim que a Volkswagen descreve o I.D. Crozz, o terceiro elemento de uma linhagem de modelos 100% elétricos. Esta gama, da qual já fazem parte o I.D. e o I.D. Buzz, antecipam o futuro leque de veículos autónomos e mais «amigos do ambiente» da marca alemã. Sabe mais aqui.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter