Notícias Model K-EV, a «superberlina» da Qoros e da Koenigsegg

Model K-EV, a «superberlina» da Qoros e da Koenigsegg

2017 Qoros K-EV

A Qoros apresentou em Xangai o Model K-EV, um protótipo para uma «superberlina» 100% elétrica. E encontramos a Koenigsegg como parceira no seu desenvolvimento.

Para quem não conhece, a Qoros é um dos mais recentes construtores de automóveis, com apenas 10 anos de existência. Sediada na China, precisamente em Xangai, é o resultado de uma joint venture entre a Chery e a Israel Corporation. O arranque das operações não conheceu o sucesso desejado, o que não impediu a marca de ir ampliando a sua gama e apostar no futuro. E como se sabe, o futuro será elétrico.

O Model K-EV não é a primeira experiência da Qoros com veículos elétricos. A marca já tinha apresentado versões elétricas – denominadas Q-Lectric – dos seus modelos 3 e 5, uma berlina e um SUV, respetivamente. Este ano, o 3 Q-Lectric chega às linhas de produção.

Só que para servir de porta-estandarte tecnológico, nada melhor que deslumbrar com um veículo elétrico de altas performances. Foi o mote para o Model K-EV, que, segundo os responsáveis da marca, é mais que um protótipo. Existem planos para o colocar em produção em 2019, ainda que, inicialmente, de forma limitada.

2017 Qoros Model K-EV

O Qoros Model K-EV é uma berlina de quatro lugares individuais. Distingue-se pelo seu estilo e, sobretudo, pelo seu design assimétrico. Ou seja, o Model K-EV apresenta quatro portas – transparentes quase na totalidade -, mas abrem de formas distintas dependendo de que lado estamos no carro. De um lado, temos uma porta estilo “asa de gaivota” que permite aceder ao lugar do condutor, enquanto o passageiro acede ao interior através de uma porta que pode abrir de forma convencional ou deslizar para a frente. As portas traseiras são do tipo deslizantes.

Apesar da tipologia de berlina, a forma como é construido e as performances anunciadas são mais dignas de um superdesportivo. Por baixo do intrigante desenho encontramos uma monocoque em fibra de carbono, que também é o material principal que define o interior.

E onde entra a Koenigsegg?

A Koenigsegg entra neste projeto como parceiro tecnológico. A marca de superdesportivos sueca desenvolveu o grupo motriz da «superberlina», usando como base o desenvolvimento efetuado para o Regera, o primeiro híbrido da Koenigsegg.

2017 Qoros K-EV

O Model K-EV é, no entanto, um modelo 100% elétrico, recorrendo a quatro motores elétricos totalizando 960 kW, ou seja, 1305 cavalos. Potência que permite 2.6 segundos oficiais dos 0 aos 100 km/h, e uma velocidade máxima limitada de 260 km/h. A Qoros anuncia também uma autonomia de 500 km graças a um pack de baterias com uma capacidade de 107 kWh. Estará aqui um rival para o Tesla Model S, Faraday Future FF91 ou Lucid Motors Air?

ELÉTRICO: Confirmado. Primeiro Volvo 100% elétrico chega em 2019

Não é a primeira vez que a Qoros e a Koenigsegg se juntam. O ano passado ficámos a conhecer um protótipo da Qoros que apresentava um motor de combustão interna sem árvore de cames. A tecnologia, denominada Freevalve (originou a empresa com o mesmo nome), foi desenvolvida pela Koenigsegg. A parceria com a Qoros – que renomeou a tecnologia de Qamfree – foi um passo decisivo para ver esta tecnologia chegar a modelos de produção.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter