Goodyear desenvolve pneus…esféricos?

Goodyear desenvolve pneus…esféricos?

Não é bem uma reinvenção da roda, mas é quase. Conhece a proposta da Goodyear para os pneus do futuro.

Com uma história de mais de 117 anos, a Goodyear é actualmente uma das marcas de pneus mais famosas em todo o mundo. Com vista a substituir as tradicionais ligações ao solo que perduram desde o início da indústria automóvel, a empresa americana apresentou no Salão de Genebra uma solução desenhada a pensar nos carros autónomos do futuro, denominada por Eagle-360.

De acordo com a Goodyear, a estrutura do veículo assenta sobre pneus através de levitação magnética – tal como a tecnologia aplicada aos comboios na China e no Japão – o que reduz o ruído e melhora o conforto dentro do habitáculo. Além disso, o Eagle-360 permite que o carro se possa mover em qualquer direcção, facilitando, por exemplo, o estacionamento paralelo. Em contrapartida, podes dizer adeus aos drifts e power slides

VEJAM TAMBÉM: Estradas de plástico podem ser o futuro

“Ao reduzir a interacção e intervenção dos condutores nos veículos autónomos, os pneus terão um papel cada vez mais importante como a principal ligação à estrada. Os novos protótipos da Goodyear representam uma plataforma criativa para esticar os limites do pensamento convencional, além de servirem como testes para a próxima geração de tecnologias”

Joseph Zekoski, Vice Presidente da Goodyear.

Os pneus estão igualmente equipados com sensores que reúnem informações relativas às condições do piso, partilhando esses dados com os restantes veículos e mesmo com as forças de segurança. O Eagle-360 oferece ainda maior aderência ao piso graças a pequenas esponjas que absorvem o excesso de água, como poderás comprovar no vídeo em baixo:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter