Clássicos Eram assim os testes de qualidade do Mercedes-Benz 190 (W 201)

Vídeo

Eram assim os testes de qualidade do Mercedes-Benz 190 (W 201)

Foi em 1982 que a Mercedes-Benz lançou uma berlina que conservava todas as qualidades dos seus carros maiores: o Mercedes-Benz 190 (W 201).

Mercedes-Benz 190

Se o Mercedes-Benz 190 (W 201) tem a reputação que tem de robustez e durabilidade, vem do intenso e exigente programa de testes pelo qual teve de passar antes de chegar a «um stand perto de si»,

Corria o ano de 1982 quando a Mercedes-Benz lançou uma berlina que conservava todas as qualidades de robustez dos seus carros, porém com dimensões mais contidas. Acabaria por ser a resposta certa ao Série 3 (E21) da BMW, lançado em 1975 e um «choque» para o típico cliente da marca da estrela.

O Mercedes-Benz 190 (W 201) significou uma mudança significativa no paradigma na marca da Daimler. O baby-Benz, como era apelidado na altura, vinha com um novo e eficaz design (um dos mais aerodinâmicos da altura) e até foi pioneiro: foi o primeiro Mercedes a usar uma suspensão multi-link (multi-braços) no eixo traseiro.

VEJAM TAMBÉM: Ainda sonham com o Mercedes-Benz 190? O redesign possível

De forma a manter os valores de durabilidade, robustez, conforto e fiabilidade — imagens de marca da Mercedes-Benz —, o 190 E foi sujeito, durante o seu desenvolvimento, a múltiplos e exigentes testes de resistência para garantir que não punha em causa qualquer um dos valores referidos.

Durante um período de três semanas, eram realizados testes de resistência a partes do carro equivalentes a muitos anos de utilização. Desde o desgaste dos bancos à abertura e fecho das portas (100 mil ciclos), tampa da bagageira e capô. Também a suspensão era testada ao limite, simulando a passagem sobre todo o tipo de estradas de mau piso.

A NÃO PERDER: Ayrton Senna, o puto brasileiro que deu uma tareia aos melhores do mundo

Não se ficava por aqui: o carro era colocado sobre uma estrutura que testes climatéricos, com termómetros a marcar temperaturas que iam desde o inverno no Ártico até ao verão na Amareleja — se nunca visitaram esta terra alentejana, aproveitem nas estações mais frias, porque no verão não é para todos…

E é assim que se faz uma lenda.

Artigo atualizado a 18 de dezembro de 2021.