Notícias Ainda sonham com o Mercedes-Benz 190? O redesign possível

Design

Ainda sonham com o Mercedes-Benz 190? O redesign possível

E se em vez de termos tido um novo Classe C (W 206), a Mercedes-Benz tivesse «ressuscitado» de forma mais direta o incontornável 190?

mercedes-benz 190

O Mercedes-Benz 190 (W 201), o baby-Benz original, foi lançado em 1982 e, apesar da controvérsia que gerou na altura — afinal era um Mercedes mais pequeno e acessível —, acabou por se tornar num dos modelos mais emblemáticos da história da marca da estrela.

Apesar de ser o degrau de acesso à Mercedes partilhava com os seus «irmãos» maiores as mesmas qualidades de robustez e over-engineering, ou seja, uma concepção com especificações superiores àquelas estritamente necessárias.

Seria substituído em 1993 pelo primeiro Classe C (W 202) e, desde então, o “C” já conta com cinco gerações, a última das quais, a W 206, lançada este ano. Mas a sombra que o 190 projeta é longa e são muitos aqueles que, ainda hoje, desejariam o retorno de um novo 190, com uma aparência mais em linha com a do original.

TÊM DE VER: A história (mal contada) do revolucionário Mercedes-Benz 190 (W201)

É precisamente esse exercício que o designer Marouane Bembli faz no seu canal de Youtube The Sketch Monkey, que podemos ver neste seu vídeo.

Ainda a sonhar com o 190

O objetivo deste exercício, como nos indica Bembli, é o de tentar «transformar» o 190 num carro que pudesse ser produzido hoje. Isto mantendo as proporções do modelo original, mas aplicando-lhe um estilo mais contemporâneo sem, no entanto, perder o seu ADN visual.

Antes de pôr «mãos à obra», Bembli faz uma análise da evolução do design da berlina da Mercedes-Benz, desde o 190 ao último Classe C, passando por todas as gerações entre eles. O design do Classe C, como seria de esperar, tem evoluído ao sabor das tendências do momento ao mesmo tempo que respeita as diretrizes impostas pelo departamento de design da marca.

O que significou um afastamento cada vez maior do Classe C do formalismo visual do 190, magistralmente desenhado por Bruno Sacco, o chefe de design da Mercedes-Benz na altura. O Classe C é hoje definido por linhas fluídas e superfícies suaves, «preenchidas» com elementos visualmente mais expressivos, como as óticas ou as entradas de ar.

Haveria espaço para regressar a um desenho mais estruturado e formal na berlina da Mercedes-Benz, uma espécie de redesign direto do 190? Bembli acha que sim e podemos ver abaixo a sua proposta e compará-la, não só com o 190 original, como também com o mais recente Classe C.

Mercedes-Benz 190 redesign
© The Sketch Monkey
Mercedes-Benz 190Mercedes-Benz Classe C W206

Aprovado?