Stéphane Peterhansel avassalador na 10ª etapa do Dakar

Tal como tinha avisado, o piloto francês encarou a 10ª etapa como decisiva e bateu de forma clara a concorrência.

À semelhança do que aconteceu ontem, o trecho cronometrado foi encurtado de 485 km para 244 km, devido à subida do caudal de um rio a seguir ao CP5 que dificultou a passagem dos pilotos.

Stéphane Peterhansel ganhou vantagem logo desde início, controlando sempre a frente da prova. No final, arrecadou a vitória com mais de 5 minutos de avanço para Cyril Despres (Peugeot), que apesar da boa prestação não conseguiu acompanhar o ritmo frenético do colega de equipa.

VEJAM TAMBÉM: 15 factos e números sobre o Dakar 2016

Já o espanhol Carlos Sainz, que até ao momento tinha estado sempre constante, teve uma etapa para esquecer: o piloto sofreu um problema na caixa de velocidades do seu Peugeot 2008 DKR16, que o deixa assim fora da corrida pela vitória. Na frente da classificação geral está agora Peterhansel, seguido por Nasser Al Attiyah (Mini) e Giniel de Villiers (Toyota).

Nas motas, o eslovaco Štefan Svitko garantiu a sua primeira vitória nesta edição do Dakar, com 2m54s de vantagem sobre Kevin Benavides. O portugues Paulo Gonçalves concluiu a etapa no 4º posto.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter