Tudo a postos para o arranque do Dakar 2017

Tudo a postos para o arranque do Dakar 2017

De volta à América do Sul, a prova mais dura de todo-o-terreno mundial arranca esta segunda-feira e estende-se até ao próximo dia 14.

Tudo a postos para o arranque da edição 2017 do Dakar, que é descrita como uma das mais duras e exigentes dos últimos anos. Pela primeira vez, o Paraguai recebe a mítica prova todo-o-terreno, tornando-se no 29º país a acolher o Dakar. É precisamente em Assunção, capital do Paraguai, que terá início a 1ª etapa do Dakar 2017, uma especial cronometrada de 39 km num total de 454 km até Resistência (Argentina).

Além das 144 motos, 37 quads e 50 camiões, 87 carros irão disputar a vitória na prova. Ao contrário da edição do ano passado, que contou com a participação de Carlos Sousa (Mitsubishi), desta vez não teremos nenhum representante luso na categoria dos automóveis. Contudo, o espetáculo estará garantido com nomes como Giniel de Villiers, Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz, Sébastien Loeb e principalmente Stéphane Peterhansel, que irá certamente tentar revalidar o título conquistado no ano passado. O início da prova (automóveis) está marcado para as 14h03, hora de Portugal continental.

RELACIONADO: Kamaz Master: o «mostro russo» que vai disputar o Dakar 2017

Já na classificação por equipas, a Peugeot parte como principal favorita, um estatuto conseguido devido ao «quarteto maravilha» que a equipa francesa tem à disposição – Peterhansel, Sainz, Despres e Loeb – mas também graças ao renovado Peugeot 3008 DKR, uma evolução do 2008 que triunfou no ano transato.

Nas motos serão 11 os representantes lusos, numa lista encabeçada pelos experientes Paulo Gonçalves (Honda) e Hélder Rodrigues (Yamaha). Os pilotos portugueses terão como principal adversário o australiano Toby Price.

O Dakar 2017 arranca hoje e poderás acompanhar tudo aqui na Razão Automóvel.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter