Mikko Hirvonen conquista a primeira vitória no Dakar

Mikko Hirvonen conquista a primeira vitória no Dakar

O piloto finlandês e estrela do WRC estreou-se nas vitórias na penúltima etapa do Dakar 2016.

O trio da Mini composto por Nasser Al-Attiyah, Nani Roma e Mikko Hirvonen iniciou a corrida com um ritmo forte e impôs-se na liderança à passagem do Way Point 2. Contudo, o sul-africano Leeroy Poulter (Toyota) surpreendeu a concorrência e tomou o comando na segunda metade da prova, com uma diferença que parecia ser irreversível.

Apesar disso, o piloto finlandês não deitou a toalha ao chão e acabou por alcançar a vitória, a apenas 9 segundos do colega de equipa Al-Attiyah. Poulter não conseguiu manter o andamento alucinante até ao final da prova e caiu para o terceiro posto, à frente de Giniel de Villiers (Toyota).

RELACIONADO: 15 factos e números sobre o Dakar 2016

Quanto a Stéphane Peterhansel (Peugeot), o líder da classificação geral adoptou uma estratégia cautelosa e controlou o ritmo do princípio ao fim, perdendo apenas 11 minutos para o segundo classificado Al-Attiyah e colocando-se numa boa posição para amanhã conquistar mais um título na prova rainha do todo-o-terreno mundial.

Nas motas, Toby Price (KTM) deu mais um passo rumo à vitória após o 2º lugar alcançado na especial de hoje. A vitória coube ao português Hélder Rodrigues (Yamaha), que com uma prova exemplar relança a luta pelo pódio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter