Clássicos Monstruosa e deliciosa sinfonia: Zakspeed Ford Capri Turbo

Grupo 5

Monstruosa e deliciosa sinfonia: Zakspeed Ford Capri Turbo

Nos anos 80, o Grupo 5 do campeonato alemão de turismo presenteou-nos com máquinas brutais como o Zakspeed Ford Capri Turbo. Vamos conhecê-lo… e ouvi-lo.

Zakspeed Ford Capri Turbo Ver vídeo

Ahh, os anos 80! Miami Vice, Madonna, efeitos visuais duvidosos e muito mais interessante do que isso tudo, o Grupo 5 do campeonato alemão de turismo que nos presenteou com carros demasiado potentes e com uma aerodinâmica que parece ser consequência de noites bem bebidas, aliadas a um espírito liberal.

O Zakspeed Ford Capri Turbo foi um dos automóveis que mais marcou o Deutsche Rennsport Meisterschaft, talvez pelo visual, talvez pelo som puro de um motor turbo-comprimido, ou talvez por estas e mais umas quantas razões.

Na altura, para fazer frente aos rivais da Divisão II, a Zakspeed decidiu apostar num motor Cosworth de 1.4 l turbo-comprimido como base, e daí em diante fez a sua magia.

VÊ TAMBÉM: A história do carro de rali com 1000 cv que a Audi escondeu
zakspeed ford capri turbo

O resultado foi um bloco capaz de produzir 495 cv, que aliados ao peso-pluma de 895 kg, dotaram o Ford Capri de uma agilidade pouco comum para a época, e muito mais importante do que isso, capaz de batalhar ao lado de carros como os Porsche 935 ou os BMW M1.

Quanto à forma… exuberante do Ford Capri da Zakspeed, as semelhanças com o homólogo de produção começam no tejadilho e prolongam-se pelos pilares A e C e, bem… terminam aí. As regras da FIA assim ditavam essa obrigatoriedade. No entanto, nada referiam quanto à largura dos automóveis, pelo que quase invariavelmente, todas as marcas alargaram os seus carros.

No caso deste Ford Capri, recorreu-se ao Kevlar como material de construção dos novos painéis e outros elementos aerodinâmicos, enquanto que alguns detalhes do automóvel de produção foram mantidos, como é o caso da grelha frontal, faróis e farolins. Fora estes detalhes, tudo era quase exageradamente grande: o spoiler traseiro tinha dimensões muito próximas de uma mesa de jantar e os radiadores curvados, montados nos guarda-lamas das rodas traseiras, assemelhavam-se a pranchas de surf.

RELACIONADO: Quatro décadas de Ford RS modelo a modelo
Zakspeed Ford Capri Turbo

Em 1981, Klaus Ludwig sagra-se campeão do DRM com 11 vitórias no campeonato. O automóvel do vídeo é o que Klaus conduzia.

Os leitores da nossa categoria BANZAI! (NDR: à data de publicação do artigo) talvez reconheçam a estética do Zakspeed Ford Capri Turbo, afinal, a subcultura japonesa ‘Bōsōzoku’ foi buscar inspiração aos carros que corriam neste Grupo 5 do campeonato alemão. A questão é que, à boa moda japonesa, achavam que não era suficiente e por isso trataram do assunto recorrendo a enormes — e quando digo enormes, quero dizer de proporções quase bíblicas — peças aerodinâmicas.