Porsche 935 do ator e piloto Paul Newman vai a leilão

Porsche 935 do ator e piloto Paul Newman vai a leilão

Não, não nos enganámos no nome. Paul Newman, para além de ator, também foi piloto nas 24 horas de Le Mans. Este Porsche 935, foi o carro em que se estreou na prova e vai a leilão.

Embora a carreira de piloto da estrela de cinema esteja mais associada à Datsun e Nissan, foi com a marca de Estugarda que Newman se estreou na prova de endurance. Ao volante do Porsche 935, o ator conseguiu o vitorioso segundo lugar (1979), com a ajuda dos co-pilotos Dick Barbour e Rolf Stommelen.

A casa de leilões Gooding & Co anunciou que vai vender este Porsche 935 com o nº de chassi 009 00030 a um sortudo licitador. Ainda não há estimativa de preço, mas podemos esperar valores compreendidos entre quatro a cinco milhões de euros.

RELACIONADO: Porsche 924 Carrera GTR vai a leilão

Após o segundo lugar da prova em 1979, o Porsche 935 ainda somou mais dois lugares de ouro. Em 1981, pilotado por Bobby Rahal, Brian Redman e Bob Garretson e em 1982, com Wayne Baker, Jim Mullen e Kees Nierop ao volante. Durante estas duas últimas datas, o Porsche 935 foi o único carro que a Apple Computers alguma vez patrocinou.

Porsche 935-Apple

A NÃO PERDER: Os automóveis modernos parecem a minha sogra

Em 2006, Paul Willison – conhecido como o guru de restauros de modelos de Estugarda – restaurou-o, devolvendo-lhe o design original (imagem em destaque), o que lhe valeu um prémio na sua classe no Amelia Concurs d’Elegance em 2007.

O leilão irá decorrer durante o mês de agosto em Pebble Beach, na Califórnia. Mais um bom motivo para dizeres adeus ao subsídio de férias…

Imagem: Gooding & Co

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter