24h of Lemons: Digam olá ao SAANDA e companhia!

24h of Lemons: Digam olá ao SAANDA e companhia!

Para muitos as 24h of Lemons são a prova motorizada mais louca do mundo. A diversão é garantida e as ideias mais extravagantes fazem parte do espetáculo. Conheçam algumas.

As 24h of Lemons para quem não conhece, é uma prova motorizada que mistura competição com paródia. É o palco certo para os mais loucos, ousados e extravagantes aspirantes a projetistas e pilotos. Para participar é preciso ter uma dose tanto de engenheiro como de louco.

É claro que poderíamos ter tempos magníficos em pista, simplesmente recorrendo a um Suzuki Swift GTi com um bom kit de coilovers. Mas isso era «desvirtuar» o objetivo das 24H of Lemons. Uma prova onde o carro ideal é sempre o mais improvável que encontrarem.

Depois o resto é loucura e devaneio. Como aumentar para o dobro ou triplo a potência do motor, juntar um kit de carroçaria feito num barracão com os restos de tudo e mais alguma coisa «et voilá»: temos uma máquina pronta para as 24h of Lemons! Da vasta linhagem de máquinas de Lemons, destacamos alguns. Entre eles o Honda 600 Coupé (na imagem abaixo), um dos carros que marcou a tendência dos «kei cars» – carros pequenos com cilindradas baixas que são um sucesso no Japão.

24-hours-of-lemons-logic-why-not-build-a-mid-engined-saab-powered-honda-600-photo-493368-s-787x481

Até aqui nada demais. Mas (há sempre um mas…) para além de todos os apêndices estéticos deste Honda 600 Coupé, temos uma surpresa no seu interior. O pequeno motor bicilindrico com apenas 42cv deu lugar a um motor SAAB com 200 cavalos, cedido por um SAAB 9000 Turbo. Resultado? O pequeno Honda passou a ser um… SAANDA!

E o MetroGnome, já conhecem?

24-hours-of-lemons-logic-why-not-build-a-mid-engined-saab-powered-honda-600-photo-493392-s-787x481

Bem na verdade não passa de um Suzuki Swift com um motor da CBR 1000 na frente e com a potência dirigida ao eixo traseiro. Um Swift que não é um estreante das 24H of Lemons e que até já ganhou o evento. Na altura, equipado com um motor da CBR900 com transmissão por corrente às rodas da frente. Mas porque os desafios de engenharia nunca são de mais, os seus criadores decidiram optar por um motor de 1000cc com mais de 150cv e tração traseira. Já estão a imaginar o ruído produzido por este Swift infernal?

Se por esta altura, já tomaram notas para futuros projetos, aconselhamos-vos a reconsiderar após verem o próximo concorrente.

Mais uma vez um Honda Z600 coupé. Basicamente a mesma dose de loucura e com um esquema de pintura inspirado nos carros de competição da Porsche Rothmans – mas em vez de Rothmans, temos Rodents! No seu interior outro motor de mota com 116cv, montado em posição central traseira (na imagem em baixo).

24-hours-of-lemons-logic-why-not-build-a-mid-engined-saab-powered-honda-600-photo-493382-s-787x481

Mas talvez o mais irónico carro de todos será o mais uma vez repetente Suzuki Swift, com um motor V6 de origem Yamaha com 220 cavalos, montado na traseira. Quanto ao esquema de cores, é uma homenagem ao Jaguar XJR-9LM da Silk Cut, mas que ostenta outros dizeres mais expressivos como: “Sick Gut Gaguar”. Vejam:

24-hours-of-lemons-logic-why-not-build-a-mid-engined-saab-powered-honda-600-photo-493396-s-787x481

A lista de “Frankencars” podia continuar , com configurações a atingirem patamares de originalidade muito interessantes, mas o que importa reter é a diversão que as 24H of Lemons pretendem proporcionar aos seus participantes. Digam-nos qual seria o vosso projeto de sonho (carro + motor) para competirem nas 24H of Lemons aqui, ou nas nossas redes sociais.