Saab 9-3 renasce novamente: o «zombie» da industria automóvel

O Saab 9-3 arrisca-se a entrar para história da industrial automóvel moderna como o carro que nunca «morre». Digamos que é uma espécie de «zombie» de quatro rodas.

A Saab acaba de apresentar (uma vez mais…) o Saab 9-3 Aero 2014. Um exemplo moderno de longevidade na industria automóvel, quase semelhante ao de alguns modelos generalistas em mercados emergentes, como é o caso do Volkswagen Kombi que termina a sua produção este ano.

Lembramos que nos últimos anos, por diversas vezes, vaticinaram a morte da Saab mas a marca, contra as melhores expetativas tem sobrevivo. Não que isso nos desagrade – bem pelo contrário… – mas após tantas «mortes» e «renascimentos» ver o Saab 9-3 a ser novamente apresentado é quase anedótico. Um modelo que recorde-se, usa a plataforma da 3ª geração do Opel Vectra. Um modelo lançado há mais de uma década, no já longínquo ano de 2003.

Algo que transforma este Saab 9-3 numa espécie de «zombie» da industria automóvel, ou se preferirem num gato (é mais simpático…) com as suas sete vidas. Verdade seja dita, as linhas continuam bastante atuais. Neste seu novo renascimento, como já puderam ver pelas fotos, está praticamente tudo igual à exceção do logótipo, derivado da compra da Scania por parte do Grupo VW. No próximo ano a marca pretende lançar uma versão totalmente elétrica do modelo. A comercialização arranca (uma vez mais…) ainda este mês na Suécia.

SAAB 3
SAAB 4

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos

Pub