Rally de Portugal pode voltar ao norte do país já em 2014

Rally de Portugal pode voltar ao norte do país já em 2014

As declarações sobre o Rally de Portugal à margem do WRC Fafe Rally Sprint 2013 e a visita entusiasmada do presidente da FIA, Jean Todt, ao mítico troço de Fafe/Lameirinha foram decisivas.

Na próxima quinta-feira 11 de Abril, arranca aquele que será, provavelmente, o último Rally de Portugal por terras do centro e sul do país. Ontem, Jean Todt foi recebido por 120 mil pessoas no WRC Fafe Rally Sprint, uma classificativa-espetáculo de 6 quilómetros. O presidente da FIA ficou impressionado com a massa humana presente no evento, 30 anos depois de lá ter passado como piloto. Dani Sordo venceu a segunda edição do WRC Fafe Rally Sprint.

fafe rally sprint 02

Numa altura em que todos os investimentos têm de ser rigorosamente estudados, a FIA declara que há uma necessidade de levar o Rally para zonas de maior espectáculo e com um forte público. Com a bússola a indicar o Norte, Fafe e Arganil podem entrar para o mapa das classificativas oficiais do Mundial de Ralis. Carlos Barbosa, presidente do ACP, diz que tudo depende de serem ou não assinados os protocolos com cinco municípios e do apoio do Turismo de Portugal. Uma coisa é certa, os contatos já estão a ser feitos e o Rally de Portugal está praticamente de malas aviadas.

fafe rally sprint 03

Os protocolos com os municípios Algarvios terminam este ano e a pressão da FIA aumenta a probabilidade de o Rally de Portugal voltar para o Norte. Uma classificativa no centro da cidade do Porto é uma possibilidade. O norte do país, apaixonado e fiel aos Ralis, caminha a passos largos na recuperação de uma prova que desde 2007 decorre no Algarve.