Mikko Hirvonen é o vencedor do Rally de Portugal 2012

Mikko Hirvonen é o vencedor do Rally de Portugal 2012

É a primeira vez que o finlandês Mikko Hirvonen, aos comandos de um Citroen DS3, triunfa no Rally de Portugal.

Hirvonen aproveitou-se das más condições atmosféricas no Algarve e dos erros dos seus adversários para registar o seu nome na história dos vencedores do Rali de Portugal.

“Foi um rally muito difícil, o mais longo que já disputei. Agora sabe bem, mesmo muito, muito bem. Fizemos exatamente o que tinhamos de fazer. Estava traiçoeiro na sexta-feira, mas concentrei-me. Fiz por mim e pela equipa. Valeu a pena. Foi muito difícil, mas sem um único problema”, disse Mikko Hirvonen no final da prova.


Depois do abandono de Sebastien Loeb (também ele da Citroen), Hirvonen, viu-se obrigado a atacar os rivais da Ford para defender as cores da marca francesa. A manhã de sexta-feira foi decisiva, pois os dois pilotos da Ford deram um verdadeiro presente a Hirvonen ao saírem de estrada nas duas primeiras classificativas do dia. O finlandês ao ver-se com a tarefa facilitada levantou o pé do acelerador e limitou-se a gerir a sua vantagem até ao final da prova.

Hirvonen está agora na frente do mundial com 75 pontos, já o seu companheiro de equipa, Sebestien Loeb, está na segunda posição com 66 pontos, mais 7 que o terceiro classificado, Petter Solberg.

Não podíamos deixar de realçar a prestação de Armindo Araújo, que apesar de não ter corrido como esperado, levou muitos portugueses a sair do conforto da sua casa para acompanhar o rali de perto. Ainda assim, Armindo Araújo, foi o melhor português em prova, acabando num “frustrante” 16.º lugar.

“Foi um rally muito difícil para mim e com muitos problemas. Sofri um furo na penúltima classificativa. No entanto, o Mini é um grande carro. Estou satisfeito no geral”, referiu o piloto português.

Classificação final do Rali de Portugal:
1. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen DS3), 04h19m24,3s
2. Mads Ostberg (NOR/Ford Fiesta) +01m51,8s
3. Evgeny Novikov (RUS/Ford Fiesta) +03m25,0s
4. Petter Solberg (NOR /Ford Fiesta), +03m47,4s
5. Nasser All Attiyah (QAT /Citroen DS3) +07m57,6s
6. Martin Prokop (CZE/Ford Fiesta) +08m01,0s
7. Dennis Kuipers (NLD/Ford Fiesta) +08m39,1s
8. Sébastien Ogier (FRA /Skoda Fabia S2000) +09m00,8s

16. Armindo Araújo (POR/Mini WRC) +22m55,7s