Notícias Renault Cacia. 10 milhões de caixas de velocidades «made in Portugal»

Mercado

Renault Cacia. 10 milhões de caixas de velocidades «made in Portugal»

Só no ano passado, a Renault Cacia produziu 635.000 caixas de velocidades. No futuro, a fábrica portuguesa irá dedicar-se a uma nova geração de transmissões da aliança Renault-Nissan.

Renault Cacia

Depois de um ano de 2016 para mais tarde recordar, ao ser distinguida como a melhor fábrica de caixas de velocidades Renault-Nissan pelo segundo ano consecutivo, a Renault Cacia celebra mais um marco histórico: a produção de 10 milhões de caixas de velocidades.

Este feito foi assinalado com a presença do vice-presidente e do diretor de Fabrico e Logística do grupo francês, Thierry Bollore e José Vicente Mozos, respetivamente. A unidade número 10 milhões foi uma caixa do tipo JR, exportada para a fábrica de montagem de Valladolid, Espanha, para equipar um Renault Captur.

Em 2016, o volume de negócios da Renault Cacia foi de 313 milhões de euros, dos quais 70% compreendem a produção de caixas de velocidades. E o reconhecimento pelos resultados positivos não tardou: a Renault já anunciou o investimento de mais de 100 milhões de euros na fábrica portuguesa nos próximos anos, destinado à industrialização de uma nova caixa de velocidades.

A história de sucesso conta já com 36 anos

Inaugurada em setembro de 1981, com o objetivo de produzir os mais diversos componentes mecânicos, a Renault Cacia dedicou-se inclusivamente à produção de motores, até 1996, tendo produzido 3.5 milhões de unidades – o motor da primeira geração do Twingo foi fabricado em exclusivo pela Cacia.

Hoje, a fábrica localizada no centro industrial de Aveiro emprega cerca de 1200 colaboradores, sendo por isso a segunda maior fábrica do sector automóvel em Portugal, exportando toda a sua produção para unidades de montagem da Aliança Renault-Nissan em 18 países (entre os quais África do Sul, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Índia, Japão, Rússia, e Turquia).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Renault 19?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Renault 19 16V
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Renault 19 16V