Notícias Carros e camiões da Volvo vão passar a falar entre si já este ano

Tecnologia

Carros e camiões da Volvo vão passar a falar entre si já este ano

A partir deste ano, tanto os veículos de passageiros, como os pesados da Volvo, vão passar a “conversar” entre si, alertando sobre situações relacionadas com a segurança. Tecnologia que a marca sueca se torna, assim, a primeira a disponibilizar.

Volvo Cars Volvo Trucks Share Data 2018 Ver vídeo

O anúncio foi feito pela própria Volvo Cars, divulgando uma parceria celebrada com a Volvo Trucks, ao abrigo da qual, já a partir deste ano, camiões e ligeiros de passageiros dos dois fabricantes, vão passar a estar ligados a uma cloud, partilhando informações sobre o tráfego e a segurança rodoviária.

O sistema estará disponível, inicialmente, apenas em alguns dos veículos vendidos na Suécia e na Noruega, desde que equipados com os sistemas de Alerta de Perigo, no caso dos camiões, e do Hazard Light Alert, no caso dos veículos de passageiros.

Segundo o construtor de automóveis ligeiros, a comunicação entre veículos será feita de forma anónima e em tempo real, dando conhecimento, às viaturas Volvo em redor, de problemas na via. Informação que será particularmente útil quando em cruzamentos ou locais sem visibilidade.

Volvo Cars Volvo Trucks share data 2018

Recorde-se que o sistema Hazard Right Alert está disponível desde 2016, nos dois países nórdicos, de série nas famílias de modelos 90 e 60, além do novo XC40.

A partilha de dados de segurança baseados nas nossas tecnologias irá evitar acidentes. Quanto mais veículos existam a partilhar estes dados, mais seguras se tornarão as nossas estradas. Estamos ansiosos por estabelecer novas parcerias que partilhem o nosso compromisso de segurança rodoviária. A segurança conectada irá permitir aos condutores Volvo evitar situações de perigo potencial.

Malin Ekholm, Vice-Presidente do Volvo Cars Safety Centre

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo Porsche Macan Turbo com Performance Package?