Notícias Volvo Trucks apresenta o seu primeiro camião 100% elétrico

Apresentação

Volvo Trucks apresenta o seu primeiro camião 100% elétrico

Não é apenas a Tesla que aposta nos pesados elétricos. A Volvo Trucks acaba de apresentar o seu primeiro camião 100% elétrico cuja comercialização tem início apenas em 2019, na Europa.

Volvo FL elétrico

Denominado Volvo FL Elétrico, o novo camião zero emissões da marca sueca foi concebido para a distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações.

Orgulhamo-nos imenso de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos, prontos para o trânsito normal. Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável, para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos

Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks

300 km de autonomia

Proposta posicionada no segmento das 16 toneladas, o FL Elétrico conta com um motor elétrico de 185 kW, a debitar uma potência máxima contínua de 177 cv (130 kW) e um binário total de 425 Nm, ajudado por uma transmissão de duas velocidades, com transmissão às rodas traseiras.

Volvo FL Eletrico 2018
RELACIONADO: Tesla Semi. Super camião elétrico faz 5 segundos dos 0-96 km/h (60 mph)

Equipado com duas a seis baterias de iões de lítio, garantia de uma capacidade entre 100 e 300 kWh, o camião elétrico da Volvo Trucks anuncia uma autonomia de até 300 km. O carregamento das baterias pode ser por CA (corrente alternada) através da rede de abastecimento elétrica (22 kW), ou em modo de carregamento rápido de CC (corrente contínua), através de CCS/Combo2 até 150 kW.

Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem sueca, Renova, e pela empresa de transportes TGM.

Volvo FL Eletrico 2018
Sabe esta resposta?
Qual a autonomia máxima, em ciclo misto, anunciada para o novo Nissan Leaf?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Nissan Leaf já disponível em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Novo Nissan Leaf já disponível em Portugal