Notícias Volkswagen e Microsoft juntas pela condução autónoma

Tecnologia

Volkswagen e Microsoft juntas pela condução autónoma

A Volkswagen e a Microsoft pretendem desenvolver em conjunto sistemas de condução autónoma graças à tecnologia da Cloud da Microsoft.

Volkswagen ID. Family

A indústria automóvel está, cada vez mais, de mãos dadas com a tecnologia. Por isto, a notícia de que a Volkswagen e a Microsoft vão trabalhar em conjunto na área da condução autónoma já não representa uma grande surpresa.

Desta forma, a divisão de software do Grupo Volkswagen, a Car.Software Organization vai colaborar com a Microsoft para desenvolver na Microsoft Azure uma plataforma de condução autónoma (ADP) na cloud.

O objetivo desta passa por ajudar a simplificar os processos de desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma e permitir uma integração mais rápida destas nos automóveis. Desta forma, não só será mais fácil proceder a atualizações de software remotas, como poderá permitir, por exemplo, fazer com que modelos que sejam vendidos com menos assistentes de condução possam vir a contar com estes no futuro.

VÊ TAMBÉM: Hyundai e Apple já não estão em negociações. E agora?
Volkswagen Microsoft

Centralizar para melhorar

Depois de durante algum tempo ter visto as suas marcas trabalharem individualmente nas tecnologias de condução autónoma, o Grupo Volkswagen decidiu centralizar parte desses esforços na Car.Software Organisation.

Apesar de cada marca do grupo continuar a desenvolver individualmente parte dos sistemas (como por exemplo a aparência dos software), estas trabalham em conjunto em funções básicas de segurança, como a detecção de obstáculos.

Segundo Dirk Hilgenberg, chefe da Car.Software Organisation, “as atualizações pelo ar são fundamentais (…) essa funcionalidade precisa estar lá. Se não as tivermos, perdemos terreno”.

Já Scott Guthrie, vice-presidente executivo da cloud e inteligência artificial da Microsoft, relembrou que a tecnologia de atualizações remotas já é usada nos telemóveis e afirmou: “A capacidade de começar a programar o veículo de maneiras cada vez mais ricas e seguras transforma a experiência de ter um carro”.

Fontes: Automotive News Europe, Autocar.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Eos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te quando as capotas metálicas eram a “última bolacha do pacote”?