Notícias Rolls-Royce cria micro robôs para fazer a verificação interna dos motores

Tecnologia

Rolls-Royce cria micro robôs para fazer a verificação interna dos motores

Imagina micro robôs no interior do motor do teu carro, nas tubagens, fazendo todas as inspeções. A Rolls-Royce prepara-se para o fazer, para já, nos aviões.

Rolls-Royce Robôs Motores 2018

Projeto desenvolvido em conjunto pelo fabricante de motores para aviões Rolls-Royce e pelo Wyss Institute da Universidade de Harvard, estes micro robôs apresentam, neste momento, mais ou menos do tamanho de uma pequena aranha. Embora a ambição do projeto passe por conseguir “encolher” ainda mais estes pequenos autómatos, para tamanhos que não ultrapassam os 10 milímetros de diâmetro cada.

Quanto ao objetivo, revela o construtor de motores para aviões, que desde 1973 é completamente independente do fabricante automóvel Rolls-Royce, é utilizar estes pequenos “seres” nas inspeções e revisões dos motores das aeronaves.

Conforme é possível ver no vídeo que aqui te mostramos, os micro robôs são introduzidos no bloco com a ajuda de um outro robô tipo serpente. Uma vez lá dentro, são orientados para verificar todas as zonas interiores do motor, inclusive, as de mais difícil acesso, enviando todas as imagens para o monitor do operador.

RELACIONADO: A tecnologia Diesel “milagrosa” da Bosch é tão simples…

Rolls-Royce | SWARM robots from Rolls-Royce on Vimeo.

Desta forma, defende os mentores do projeto, será possível fazer todas as verificações e detetar qualquer problema interno, não apenas mais rápido, como também de forma mais fácil, e sem ter de retirar ou desmontar o motor.

Com estes pequenos robôs, vamos poder aceder a espaços confinados que até mesmo os robôs que estamos habituados a utilizar, não conseguem chegar. Aliás, uma das grandes vantagens de que podemos desde já começar a beneficiar, com estes micro robôs, é na inspeção de motores

Sébastien de Rivas, investigador do Wyss Institute

Ainda segundo o mesmo responsável, neste momento, os robôs já fabricados “ainda não são suficientemente pequenos”, embora “estamos confiantes de que, no futuro, será possível diminuir ainda mais o seu tamanho, de forma a poder inseri-los, vários de uma vez só, dentro dos motores, recorrendo a outro tipo de robôs, tipo serpente”.

Rolls Royce Robô motores 2018

“A partir daí, trabalhando em conjunto, estes micro robôs vão poder desempenhar tarefas inspetivas de uma forma muito mais eficaz do que hoje em dia”.

RELACIONADO: Inovação: Baterias de lítio-ar da IBM prometem oferecer 800 km de autonomia

Agora, imagina tu, toda esta realidade, transposta para o Automóvel e aplicada no teu carro…

Sabe esta resposta?
Em que salão automóvel será apresentada a nova Kia Proceed shooting brake?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Proceed. Prometida shooting brake antecipada através de esboço