Notícias Vendas Diesel na Alemanha cresceram no início do ano. Porquê?

Mercado

Vendas Diesel na Alemanha cresceram no início do ano. Porquê?

Numa altura em que as vendas de Diesel continuam em queda, na Alemanha este tipo de motorização viu as vendas subirem cerca de 2,1% no início do ano.

Porsche Macan Diesel

Não é novidade para ninguém, as vendas de Diesel estão em “queda livre” há já alguns anos (2017 e 2018 foram especialmente “negros”) e, verdade seja dita, é uma tendência que se deverá manter. No entanto, há um país que, pelo menos em janeiro deste ano, contrariou-a.

De acordo com dados divulgados pela KBA Motor Transport Authority, apesar de as vendas na Alemanha terem caído 1,4% no primeiro mês de 2019, as vendas de veículos com motorizações Diesel subiram 2,1%, oferecendo a este tipo de motorização uma quota de mercado de 34,5%.

Em contraciclo, as vendas de veículos com motor a gasolina na Alemanha caíram, em janeiro, 8,1%, atingindo uma quota de mercado de 57,6%, sendo que esta quebra foi, em grande parte, a causadora da queda das vendas em janeiro na Alemanha. Já os elétricos viram as vendas subir 68%, alcançando uma quota de 1,7%.

VÊ TAMBÉM: Ascensão e queda. Toda a verdade sobre os Diesel

As razões por detrás do crescimento

De acordo com a associação de importadores VDIK, parte deste crescimento deveu-se a um aumento das vendas a frotas, que cresceram 1,6% em janeiro, atingindo uns impressionantes 66,8% de quota de mercado. Por sua vez, as vendas a privados na Alemanha caíram 7%, com uma quota de mercado de 33,1%, de acordo com dados da KBA.

Outra das possíveis razões deste crescimento apresentada pela VDIK foi o facto de cada vez mais modelos Diesel cumprirem as novas normas anti-poluição em vigor. Por fim, o facto de muitas marcas alemãs oferecerem incentivos à troca de modelos antigos Diesel por modelos mais recentes também pode ter estado na origem deste crescimento.

Uma das marcas a fazê-lo é a Volkswagen, a líder incontestada do mercado alemão, que anunciou no mês passado que os incentivos à troca de modelos antigos Diesel que já oferece nas 15 cidades mais poluídas da Alemanha vão-se estender a outras regiões do país.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mercedes-Benz G350d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz G350d recebe novo motor Diesel de 6 cilindros em linha