Notícias Os segredos dos Honda Civic EJ1 do filme “Velocidade Furiosa”

Cinema

Os segredos dos Honda Civic EJ1 do filme “Velocidade Furiosa”

Craig Lieberman voltou a abrir o "livro de histórias" e revelou alguns dos segredos dos Honda Civic EJ1 do filme “Velocidade Furiosa”.

Honda Civic Velocidade Furiosa

Omnipresentes no primeiro filme da saga, “Velocidade Furiosa”, e protagonistas de uma das cenas mais radicais do filme, os Honda Civic EJ1 usados no primeiro episódio da longa saga também guardavam alguns “segredos”.

Agora, Craig Lieberman, diretor técnico dos dois primeiros filmes da saga “Velocidade Furiosa”, decidiu revelar alguns detalhes dos exemplares (eram sete no total) usados no filme.

Para começar, os sete Civic EJ1 usados no filme (quatro unidades de 1993, duas de 1994 e apenas uma de 1995) foram todos eles pintados de preto, numa tonalidade descrita nos catálogos da Honda na época como Granada Black Metallic Clearcoat (NH-503P).

A NÃO PERDER: “Velocidade Furiosa”: que carros foram rejeitados para o filme?
Honda Civic Velocidade Furiosa

Apenas duas unidades tinham caixa manual e só uma das usadas na cena do assalto ao camião em plena autoestrada trazia teto de abrir de série. Outra recebeu um teto de abrir artesanal e nas restantes o teto de abrir não passava de um… autocolante.

O que mais mudou?

Comprados com um orçamento (muito) limitado, todos os Civic EJ1 usados no filme receberam um kit de carroçaria VIS Bomber GT e um aileron traseiro com a sugestiva designação “Kombat”.

Já a escolha das jantes, do modelo Axis Neo 7, foi feita com um só pressuposto em mente: manter os custos reduzidos. Ao que parece, Lieberman conhecia um fornecedor que tinha um contentor com imensas jantes daquele modelo que ninguém comprava e por isso conseguiu-as a “preço de saldo”.

Também na tentativa de poupar ao máximo, Craig Lieberman admitiu que s ponteiras de escape usadas foram compradas no eBay por apenas 50 dólares cada (cerca de 42 euros).

Por fim, no capítulo mecânico a máxima da poupança também foi levada à letra, com todas as unidades a recorrerem a um motor VTEC com 1.6 l (o D16Z6) — com cerca de 125 cv às 6600 rpm e 144 Nm às 5200 rpm — usado pelas versões EX vendidas no mercado norte-americano.

Sem grande surpresa, após o primeiro filme, os Honda Civic EJ1 foram modificados e repintados. Porquê? Tinham de aparecer na sequela, o filme “2 Fast 2 Furious”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Honda Accord Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R