Notícias GR Yaris contra GR Supra. E tu, qual escolhias?

Duelo

GR Yaris contra GR Supra. E tu, qual escolhias?

Este ano a Toyota lança dois novos desportivos. O novíssimo GR Yaris e a versão de quatro cilindros do GR Supra. Com potências tão próximas, qual escolhias?

Toyota GR Supra e Toyota GR Yaris

Dúvidas, dúvidas, dúvidas! A Toyota e a Gazoo Racing, neste 2020, decidiram fazer a vida «negra» aos potenciais clientes de um desportivo nipónico.

Do «forno» da marca japonesa vão sair dois carros muito diferentes, porém com especificações relativamente próximas: o Toyota GR Yaris e o Toyota GR Supra (quatro cilindros). Dois modelos filhos do mesmo pai e da mesma mãe — leia-se Toyota e Gazoo Racing — com potências muito similares mas, de resto, filosofias totalmente distintas.

Neste vídeo, onde os dois modelos surgem lado-a-lado, surgiu-nos a seguinte questão: qual escolher?

VÊ TAMBÉM: GTI elétricos da Volkswagen não se vão chamar GTI

Não, não perdemos o “tino”. Sim, estamos a comparar dois modelos que não podiam ser mais diferentes, mas para quem procura alta performance e dinâmica — espera-se — de exceção, os dois acabam por ser mais próximos do que se imagina, com o potencial de oferecer esses ingredientes em quantidades expressivas.

De um lado temos o GR Yaris, equipado com um motor de três cilindros 1.5 Turbo com 261 cv de potência para 360 Nm de binário máximo. Do outro lado temos o novo GR Supra, equipado com um motor de quatro cilindros 2.0 Turbo com 258 cv de potência para 400 Nm de binário máximo.

Dois motores muito diferentes, porém com prestações muito similares:

  • GR Yaris — 0-100 km/h em menos de 5,5s e 230 km/h velocidade máxima (limitada eletronicamente);
  • GR Supra — 0-100 km/h em 5,3s e 250 km/h velocidade máxima.
Toyota GR Supra Yaris
Qual a melhor traseira? Deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários.

A forma como esta potência chega às rodas também é bastante distinta nos dois modelos. O GR Yaris recorre a uma caixa manual de seis velocidade e a um sistema de tração integral, enquanto o GR Supra nos serve uma caixa automática de oito velocidades com tração somente ao eixo traseiro — como é que preferes mesmo os teus desportivos?

Qual é que vai virar mais cabeças?

Comprar um desportivo também é uma questão de estilo. Neste capítulo não falta estilo a nenhum dos dois, porém, mais uma vez, os dois modelos da Toyota são bastante distintos.

VÊ TAMBÉM: Porsche Taycan ou Porsche 911? Conduzimos os dois!

De um lado temos uma carroçaria coupé, do outro lado temos «hatchback» muito musculado. Qual é que vai virar mais cabeças? Brevemente saberemos, quando os dois modelos chegarem a Portugal.

GR YARIS Supra interior
O interior do GR Supra está num patamar superior ao GR Yaris. Mas os preços também serão distintos.

Se em termos de formato de carroçaria há diferenças, o mesmo podemos dizer do peso de cada um. O GR Yaris acusa 1280 kg na balança, enquanto o GR Supra acusa 1395 kg (menos 100 kg do que a já conhecida versão 3.0 Turbo de seis cilindros).

TENS DE VER: Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?

Preço do GR Yaris e GR Supra? Ainda não foram divulgados. Mas imaginando que o dinheiro não é problema, qual é que levavas para casa? Deixa-nos a tua resposta na caixa de comentários.

Não é só do lado da Toyota que podemos esperar desportivos «à séria» em 2020. Vê aqui a lista completa de novos desportivos para 2020.

Sabe esta resposta?
Como se chama o antecessor do Toyota GR Yaris?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Limitado a 400 unidades. Conduzimos o Toyota Yaris GRMN
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Limitado a 400 unidades. Conduzimos o Toyota Yaris GRMN