Notícias A Toyota quer que o seu carro autónomo tenha um condutor

Tecnologia

A Toyota quer que o seu carro autónomo tenha um condutor

A visão da Toyota para os carros autónomos é, no mínimo, peculiar. Em vez de remover o condutor do comando a Toyota quer ajudá-lo sem o substituir.

Toyota

Muito provavelmente já viste o filme Iron Man, onde o milionário Tony Stark usa um fato com o programa Jarvis que o ajuda nas mais diversas tarefas. Pois bem, a ideia da Toyota para a condução autónoma é parecida com o Jarvis do fato do super-herói da Marvel, com o sistema da marca japonesa a focar-se em ajudar o condutor em vez de o substituir.

A visão da Toyota para a condução autónoma divide-se em dois sistemas: o Guardian e o Chauffeur. O Guardian funciona como um sistema avançado de ajuda à condução que vai monitorizando tudo o que se passa à volta do carro, tendo capacidade para intervir e até controlar o automóvel em caso de perigo eminente.

Já o Chauffeur é um sistema de condução autónoma capaz de nível 4 ou até nível 5 de autonomia. A  novidade é que a Toyota está a equipar o sistema Guardian com o mesmo hardware, software e inteligência artificial do mais avançado Chauffeur.

A Toyota quer o condutor a controlar

No entanto, apesar de o sistema Chauffeur conseguir conduzir o carro de forma autónoma, a Toyota quer que seja o condutor a acelerar, travar e virar. Por isso pretende equipar o Guardian com as capacidades do Chauffeur para permitir que, caso necessário, o carro se conduza de forma autónoma mas sem que o condutor deixe de poder ter controlo, servindo o sistema apenas como uma ajuda ao condutor.

Dos dois sistemas o Guardian é aquele que mais depressa pode chegar aos veículos de produção. As capacidades do sistema estão bem patentes no vídeo de demonstração, onde o Guardian deteta que o condutor adormeceu ao volante e assume o controlo do carro. Quando o condutor acorda é informado de que para voltar a ter o controlo basta pressionar o travão.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota Yaris GRMN?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Yaris GRMN vs Renault Clio R.S. 18. Qual é o mais rápido?