Notícias Primeiros testes de carros autónomos em Portugal arrancam hoje

Autónomos

Primeiros testes de carros autónomos em Portugal arrancam hoje

Os primeiros testes de carros autónomos em Portugal arrancam hoje. Vão ter de passar por uma série de testes e o local escolhido foi a A9/CREL.

Veículos autónomos começam a testar na A9/CREL

Depois de muito se ter falado aí estão eles. Os primeiros testes a veículos autónomos em solo português arrancam hoje na A9/CREL.

Os testes vão decorrer entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17). Os carros autónomos vão circular numa via própria e sempre acompanhados por viaturas da GNR.

Ao longo do percurso os carros autónomos vão ser postos à prova de diversas formas. Desde situações de piso escorregadio a veículos parados ou em marcha lenta, serão vários os obstáculos artificiais que os primeiros carros autónomos em teste, em estrada aberta, em Portugal, vão ter de ultrapassar.

VÊ TAMBÉM: Audi PB 18 e-tron. Superdesportivo elétrico diz não à condução autónoma

Durante quatro dias a A9/CREL vai ser uma pista de testes

Está previsto que os testes durem quatro dias, sendo que as provas terão início a meio da manhã prolongando-se até meio da tarde para evitar as horas em que há mais trânsito. Para ultrapassar os obstáculos artificiais cada carro vai receber uma notificação no sistema de condução autónoma à qual vai ter de responder sem se colocar em risco a ele próprio ou aos outros veículos.

Os testes são fruto da parceria entre a Brisa e o Instituto Pedro Nunes e decorrem no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS que visa o desenvolvimento de soluções que permitam a circulação de veículos autónomos nas estradas europeias. Para que os veículos autónomos possam a circular em Portugal vai ainda ser preciso alterar o código da estrada, que determina que todos os veículos têm de ter condutor.

Este não é o único projeto relacionado com a condução autónoma a decorrer em no nosso país. Portugal vai investir 8,35 milhões de euros até ao final de 2020 para permitir que estes veículos sejam incluídos nas estradas. O projeto de estradas inteligentes, C-Roads, é financiado em 50% pela União Europeia e visa reduzir as filas de trânsito, as emissões associadas ao transporte rodoviário e ainda eliminar as mortes nas estradas até 2050.

Fontes: Observador e Diário de Notícias

Sabe esta resposta?
Qual a cilindrada do novo motor do Nissan Qashqai?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Qashqai. Novo 1.3 turbo a gasolina envia para reforma o 1.2 e 1.6 DIG-T