Notícias Europa. Oito milhões de carros vão ter tecnologias de condução autónoma da Mobileye

Inovação

Europa. Oito milhões de carros vão ter tecnologias de condução autónoma da Mobileye

Depois de já ter criado a primeira geração do sistema AutoPilot para a Tesla, a Mobileye vai agora equipar oito milhões de carros na Europa com tecnologias de condução autónoma. Por desvendar está apenas de que marca serão.

Condução autónoma

Hoje em dia a trabalhar com fabricantes como a General Motors, a Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler Automobiles e a chinesa Nio, a Mobileye prepara assim uma nova parceria, mais aprofundada, depois de já ter estado na origem na criação da tecnologia de condução autónoma da Tesla, que, entretanto abandonou.

Responsável, atualmente, pelo fornecimento de tecnologia de nível 3 de condução autónoma aos fabricantes com que está a trabalhar, a empresa tem vindo a desenvolver igualmente um novo chip, denominado EyeQ4, para introdução, em breve, no mercado. No caso das oito milhões de viaturas a equipar no futuro, estas devam surgir, em 2021, já com a geração seguinte deste chip: o EyeQ5, o qual deverá estar já preparado para oferecer condução autónoma de nível 5, ou seja, sem necessidade de qualquer ser humano ao volante.

Nível 4 a caminho

Entretanto, a Mobileye está já na fase de testes com sistemas de condução autónoma de nível 4, os quais incorporam um total de 12 câmaras e quatro chips EyeQ4.

Condução autónoma

“No final de 2019, esperamos ter já mais de 100 mil carros equipados com sistemas de condução autónoma Mobileye de nível 3”, revelou, em declarações à Reuters, o diretor executivo da empresa israelita, Amnon Shashua. Acrescentando que a Mobileye tem vindo a desenhar sistemas autónomos para frotas de táxis sem condutor, ao mesmo tempo que está a desenvolver veículos de teste capazes de imitarem o comportamento humano.

Por um lado, as pessoas querem sentir-se seguras, mas, por outro, também querem assertividade. No futuro, os sistemas serão capazes de observar outros condutores na estrada e, após algum tempo, adaptar-se às condições da estrada... ou seja, não é muito diferente da experiência humana

Amnon Shashua, diretor executivo da Mobileye

Sabe esta resposta?
Quando é que entra em vigor o novo ciclo de testes WLTP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões