Notícias Polémica na Tesla. Funcionários partilharam vídeos privados captados pelos veículos

Polémica na Tesla. Funcionários partilharam vídeos privados captados pelos veículos

No centro desta polémica está a partilha de imagens captadas pelo sistema Sentry Mode. Funcionários acediam às imagens sem autorização.

A Tesla enfrenta uma nova polémica, envolvendo o sistema de câmaras Sentry Mode presente nos modelos da marca americana. Alegadamente, os funcionários da marca terão partilhado internamente imagens captadas pelos carros sem consentimento dos proprietários.

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters, com base em informações fornecidas por ex-funcionários que referiram que havia partilha de imagens em grupos, chats online e comunicações individuais entre 2019 e 2022.

Nós podíamos vê-los nas tarefas domésticas e em situações íntimas. Podíamos ver os seus filhos.

Ex-funcionário anónimo da Tesla em declarações à Reuters

Em causa está o sistema Sentry Mode da marca, um sistema de alarme/vigilância avançado presente nos modelos da marca:

Estas imagens, que incluem tanto imagens interiores como exteriores dos veículos, foram partilhadas entre os funcionários, onde também foram discutidas outras informações confidenciais dos clientes da Tesla.

Algumas destas imagens foram inclusivamente utilizadas pelos funcionários da marca como «memes» (imagens manipuladas para efeitos de humor) para “quebrar a rotina do trabalho”, alega uma das fontes citadas pela Reuters.

Tesla na «mira» das autoridades

Não é a primeira vez que são levantadas suspeitas relativamente ao sistema Sentry Mode. Não só relativamente aos proprietários, mas também sobre terceiros, uma vez que o sistema grava imagens do exterior.

Na China, por exemplo, as autoridades limitaram o estacionamento dos modelos da marca junto a edifícios militares por questões de segurança nacional e receio de espionagem. Também na Europa, onde as questões relacionadas com a proteção de dados tem vindo a ganhar maior importância, este sistema tem sido alvo de discussão.

Nesta imagem podemos ver algumas das câmaras que estão no centro desta polémica, nomeadamente nos pontos 1, 3 e 5.

A título de exemplo, a Autoridade de Proteção de Dados Holandesa (DPA), após uma investigação chegou à conclusão que os modelos da marca estavam a filmar terceiros sem autorização. Após mais queixas desta natureza, a Tesla melhorou o Sentry Mode para salvaguardar a privacidade dos proprietários e terceiros.

Agora, em vez de começar a gravar imediatamente quando detecta um comportamento suspeito, as câmaras só começam a gravar quando o veículo é tocado, piscando os faróis como alerta.

Relativamente a esta nova polémica, envolvendo o acesso e manipulação de imagens sem consentimento dos clientes, ainda não há reação oficial por parte da marca norte-americana.

Fonte: Reuters