Notícias BBC encerra Top Gear no Reino Unido. O fim de uma era?

Media

BBC encerra Top Gear no Reino Unido. O fim de uma era?

O programa de televisão Top Gear chegou a um momento de "futuro imprevisível", tal como anunciado pela BBC.

Top Gear - programa em estúdio
© Top Gear / YouTube

A BBC acaba de anunciar que não vai dar continuidade ao programa de televisão Top Gear no Reino Unido.

Depois do acidente grave de Andrew “Freddie” Flintoff, um dos três apresentadores, durante as filmagens da 34.ª temporada da série no ano passado, o programa ficou suspenso e a aguardar uma decisão da BBC sobre o seu futuro.

Essa decisão acaba de ser divulgada num comunicado, praticamente um ano depois do acidente no Dunsfold Park Aerodrome, em Surrey, a 13 de dezembro. Neste é indicado que o programa Top Gear não vai regressar “num futuro previsível”.

Paddy McGuinness, Chris Harris e Andrew "Freddie" Flintoff
© Top Gear / YouTube Da esquerda para a direita, o último trio de apresentadores de Top Gear: Paddy McGuinness, Chris Harris e Andrew “Freddie” Flintoff

Este encerramento está apenas direcionado ao programa de televisão do Reino Unido. Todos os outros formatos continuam sem alterações, sejam os restantes programas de televisão, edições impressas e digitais e todos os licenciamentos espalhados um pouco por todo o mundo.

O que muito provavelmente não voltaremos a ver é o trio composto por Andrew “Freddie” Flintoff, Chris Harris e Paddy McGuinness, que estava a ser transmitido desde 2019.

“Sabemos que o fim do programa será uma notícia dececionante para os fãs, mas é a coisa certa a fazer”.

BBC

Logo após o acidente, a BBC emitiu um pedido de desculpas público ao apresentador, que ficou ferido e com marcas bastante visíveis, das quais ainda se encontra a recuperar. Além disso, a empresa britânica também anunciou uma revisão do formato em termos de saúde e segurança.

View this post on Instagram

A post shared by Chris Harris (@harrismonkey)

A “era dourada” de Top Gear

O programa de televisão Top Gear já existe desde 1977, sendo que a sua “era dourada” é sempre atribuída ao momento em que este foi apresentado por Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond.

© Top Gear / YouTube O trio que ainda ninguém esqueceu

Apesar disto, foram diversos os apresentadores que já foram a cara de Top Gear, desde Tom Coyne, Angela Rippon e Sue Baker, nos primórdios do programa, até ao trio atual de Andrew “Freddie” Flintoff, Chris Harris e Paddy McGuinness.

No meio de uma lista bastante extensa ainda encontramos nomes como Chris Evans, Eddie Jordan, Matt LeBlanc, Quentin Wilson, Rory Reid, Sabine Schmitz, Tiff Needell, Tony Mason, Vicki Butler-Henderson e claro, o inconfundível Stig e todos os seus «primos».