Notícias Trump quer acabar com a função dos carros que os “condutores menos gostam”

Indústria

Trump quer acabar com a função dos carros que os “condutores menos gostam”

O sistema start/stop é um dos "ódios de estimação" de todos os condutores. Mas Trump quer fazer desaparecer esta função.

Sistema start/stop
© Zé Maria / Unsplash

Hoje em dia, já são muitos os condutores no planeta que conduzem um carro equipado com o sistema start/stop — desliga o motor quando paramos num semáforo, por exemplo, para ajudar a poupar nos consumos —, mas também são muitos os que gostariam de se livrar deste.

Ao que parece, nesse grupo estão os condutores norte-americanos e já envolveu a administração de Donald Trump, que revelou o desejo de “corrigir” esta solução que “toda a gente detesta”.

Tal como referido por Lee Zeldin, o atual administrador da EPA (Associação Ambiental dos EUA), numa publicação nas redes sociais, “O sistema start/stop é aquele em que o carro morre em cada semáforo só para as empresas receberem um troféu de participação climática. A EPA aprovou-o, toda a gente o odeia e por isso vamos corrigi-lo”.

Para que serve o start/stop

A razão base da existência desta função está relacionada com o gasto de combustível, sendo que, segundo a EPA, os ganhos podem variar entre os 3% e 10%.

Em muitos carros, o botão que desativa esta função já tem marcas de uso, uma vez que chega a ser utilizado tantas vezes como aquelas em que se liga o motor. E não, quando paramos num semáforo, não deixámos o motor ir abaixo, é mesmo o sistema que o desliga.

Sistema start/stop
© Fer Trolik / Unsplash

O problema, como já acontece com os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), é que obriga a desligar o sistema start/stop de cada vez que ligamos o carro para iniciar viagem.

As reações à publicação de Zeldin nas redes sociais foram inacreditavelmente positivas, com muitos condutores a descreverem este objetivo como “bom senso”. Para mais desenvolvimentos, teremos de continuar a aguardar — e a desligar a função start/stop sempre que usamos o carro.