Notícias SSC Tuatara. É assim que soam os 1770 cv do seu V8 biturbo

Vídeo

SSC Tuatara. É assim que soam os 1770 cv do seu V8 biturbo

Provavelmente já ouviste falar do SSC Tuatara. No entanto, já conhecias o som do seu motor? Se nunca o ouviste, então não vais querer perder este vídeo.

SSC Tuatara 2018 Ver vídeo

Após cerca de sete anos de desenvolvimento, o SSC Tuatara parece estar finalmente pronto. Lembra-te que este é o modelo com o qual a SSC North America pretende bater o recorde do modelo de produção mais rápido do mundo e assim juntar-se ao, ainda inexistente, grupo das 300 mph (cerca de 483 km/h).

Como que a provar que o desenvolvimento do hiperdesportivo americano está numa fase já bastante adiantada, a SSC North America revelou um vídeo onde podemos ouvir o motor do Tuatara durante a fase de testes em banco de ensaio.

O motor em questão é um enorme V8 biturbo de 5.9 l com o redline às 8800 rpm. Na tampa das válvulas salta à vista a marca “1.3 Megawatts”, indicador de quantos cavalos debita este possante V8. Quando alimentado por etanol E85, o V8 biturbo é capaz de debitar cerca de 1770 cv, ou seja, 1300 kW ou 1,3 MW.

VÊ TAMBÉM: Objetivo: 500 km/h! Porque 482 km/h não é suficiente
SSC Tuatara 2018

A receita para alcançar as 300 mph (483 km/h)

Como os recordes de velocidade não são batidos apenas com base em potência “bruta”, a SSC North America apostou bastante em áreas como a aerodinâmica ou a redução de peso. Assim, o Tuatara conta com um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,279 (para teres uma ideia, o seu principal concorrente, Hennessey Venom F5 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,33).

Já ao nível do peso, o SSC Tuatara pesa apenas 1247 kg (a seco), tudo graças ao uso da fibra de carbono na produção da carroçaria e da monocoque. Graças a estes números a SSC North America acredita que o modelo com produção limitada a 100 unidades e preço ainda desconhecido vai ser capaz de alcançar (e até ultrapassar) a marca das 300 mph (cerca de 483 km/h).

SSC Tuatara 2018
Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima do McLaren Speedtail?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Speedtail. Este é o McLaren mais rápido de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Speedtail. Este é o McLaren mais rápido de sempre