Notícias Chama-se “alcohol-lock”. ANSR quer este sistema de bloqueio em Portugal

Segurança rodoviária

Chama-se “alcohol-lock”. ANSR quer este sistema de bloqueio em Portugal

O sistema "alcohol-lock" é um alcoolímetro ligado à eletrónica do automóvel e que o pode bloquear caso o condutor esteja alcoolizado.

Alcolock
GTT

Depois de a União Europeia ter tornado obrigatória a pré-instalação de um alcoolímetro bloqueador da ignição, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a estudar a instalação de um sistema “alcohol-lock” nos carros portugueses.

Em declarações ao Jornal de Notícias o presidente da ANSR, Rui Ribeiro, explicou que este sistema “é muito parecido com o vulgar teste do balão. A única diferença é que está ligado à eletrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha”.

Condução sob efeito do álcool
© piotrpiotrwojcicki/Pixabay

Como Rui Ribeiro recorda, este sistema já é usado em vários países, e atualmente a ANSR está “a transpor para a realidade nacional: como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada”.

A não perder: Alcoolímetro no carro. Como vai funcionar este novo dispositivo?

Chegará a todos os automóveis?

Em declarações ao Jornal de Notícias, António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, recordou que este sistema não será aplicado a todos os automóveis.

Segundo António Avenoso, este sistema só será aplicado nos veículos de condutores “reincidentes no crime de condução sob o efeito de álcool” e daqueles que “que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool”.

Recorde-se que há já uns meses que Itália pondera tornar obrigatório o “alcohol-lock” nos automóveis dos condutores que tenham sido multados por condução sob o efeito do álcool.

Já em Espanha e em França este sistema é obrigatório, respetivamente, nos veículos pesados de passageiros e de transporte de crianças.

Fontes: Jornal de Notícias e Observador

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?