Notícias Fica a conhecer os novos sinais de trânsito

Regras de trânsito

Fica a conhecer os novos sinais de trânsito

Novos sinais de trânsito serão adicionados aos já existentes e outros serão atualizados, a partir de abril do próximo ano. Fica a conhecê-los.

Sinais de trânsito 2020

É em abril de 2020 que veremos a chegada de novos sinais de trânsito e a atualização de outros, no seguimento da alteração do Regulamento de Sinalização do Trânsito, que foi publicada em Diário da República, a 22 de outubro.

Uma medida que pretende atualizar e otimizar a sinalização rodoviária em linha com o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, ou PENSE 2020.

Entre as novidades, destaque para o novo sinal de zona de residência ou de coexistência, que define zonas onde peões e veículos partilham o mesmo espaço. A velocidade máxima nestas zonas é de 20 km/h e o peão tem prevalência.

VÊ TAMBÉM: UE. Estes sistemas de segurança vão passar a ser obrigatórios a partir de 2021

Retirado do Decreto Regulamentar n.º 6/2019:

As zonas de residência ou de coexistência, concebidas para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, devem ser sinalizadas como tal, justificando-se a criação de um sinal de informação de zona residencial ou de coexistência. (…)

Na sinalização de mensagem variável são introduzidas algumas alterações, designadamente consagra-se a possibilidade de utilizar, nos respetivos painéis, os símbolos constantes dos sinais de perigo, com valor meramente informativo.

Em locais onde possam ocorrer situações de especial perigosidade permite-se a inscrição de sinais de trânsito no pavimento, designadamente do sinal que indica a proibição de exceder a velocidade máxima, complementando a sinalização vertical no alerta aos utentes dos limites de velocidade impostos. (…)

Respondendo à evolução social introduzem-se novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como novos quadros com a representaçãográfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e a representação gráfica dos sinais luminosos.

Os novos sinais de trânsito

Alguns já são conhecidos, mas outros são totalmente novos:

Sinais de trânsito 2020 Sinais de trânsito 2020Sinais de trânsito 2020Sinais de trânsito 2020 Sinais de trânsito 2020Sinais de trânsito 2020 Sinais de trânsito 2020 Sinais de trânsito 2020 Sinais de trânsito 2020Sinais de trânsito 2020Sinais de trânsito 2020