Notícias Peões não desviam olhos do telemóvel para atravessar a rua? Hong Kong tem uma solução luminosa

Arranque a Frio

Peões não desviam olhos do telemóvel para atravessar a rua? Hong Kong tem uma solução luminosa

Para os peões que não tiram os olhos do telemóvel, Hong Kong está a testar sinalização luminosa adicional para evitar males maiores.

Peão com telemóvel à espera de passar na passadeira em Hong Kong
© Hong Kong Transport Department

Constata-se cada vez mais que muitos peões nem se «dão ao trabalho» de desviar os olhos do telemóvel em direção à sinalização luminosa vertical para saberem se é seguro ou não atravessar na passadeira — uma verdadeira «arma de distração maciça».

Tentando evitar males maiores, a cidade de Hong Kong deu início, durante o verão, a um programa de testes (seis meses de duração) para averiguar a eficácia de um novo sistema de iluminação auxiliar nas passadeiras, que funcionará em conjunto com a sinalização luminosa já existente (ver imagem abaixo).

Esta nova sinalização luminosa foi instalada em quatro zonas onde há tráfego intenso de veículos e peões. Este consiste na adição de lâmpadas LED que projetam no passeio uma luz vermelha brilhante nas duas extremidades da passadeira.

LEIAM TAMBÉM: Peão multado por polícia espanhola, e não foi por passar fora da passadeira
Sinal luminoso vertical com sinalização luminosa auxiliar
A iluminação auxiliar funciona em conjunto com a sinalização luminosa existente.

Vermelho significa parar e assim, talvez, os peões mais distraídos, mesmo que não reparem na sinalização luminosa vertical, poderão reparar na mancha de luz vermelha aos seus pés e também no ecrã do seu telemóvel.

A luz vermelha desliga-se assim que a luz verde do sinal surja.

Será que funcionará ou os peões distraídos acabarão por ignorá-la depois de se habituarem à «novidade»?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi aprovada a patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo?