Notícias Ainda há carros com airbags defeituosos da Takata em Portugal

Segurança Rodoviária

Ainda há carros com airbags defeituosos da Takata em Portugal

Já foram substituídos mais de 100 mil veículos com airbags Takata em Portugal, mas não todos. Fique a conhecer as campanhas de recolha das marcas.

Citroën C3 segunda geração
© Citroën

O risco associado aos airbags Takata não é novidade: os primeiros casos remontam a mais de uma década. Desde então, várias campanhas de recolha foram realizadas em todo o mundo e Portugal não foi exceção.

O tópico dos airbags Takata voltou a estar no centro das atenções, após um acidente fatal ocorrido em junho, em França, que levou o governo francês a tomar medidas drásticas: fique a saber mais detalhes.

citroen_ds3_2009-2014
© DS Citroën DS3

O veículo envolvido era um Citroën C3, que já tinha sido alvo de uma ação de recolha por parte da Stellantis o ano passado, inclusive em Portugal.

O grupo lançou em maio de 2024 uma campanha “stop-drive”, alertando os proprietários para não conduzirem o veículo até este ser reparado. Além do Citroën C3, também o Citroën DS3 foi abrangido pela recolha (produzidos entre 2009 e 2019).

O problema com os airbags da empresa japonesa — fechou portas em 2018 devido, precisamente, a este escândalo —, deve-se ao composto à base de nitrato de amónio para ativar o airbag. Este químico revelou-se volátil com o tempo, sobretudo em climas quentes e húmidos, acelerando a degradação dos componentes.

Quando acionado, o insuflador pode explodir com força excessiva, projetando fragmentos metálicos no interior do veículo, transformando o próprio sistema de segurança em perigo para o condutor.

Em Portugal, a Stellantis informou a Razão Automóvel que já substituiu os airbags em 17 123 veículos, de um total de 22 mil automóveis afetados. Este número é superior ao estimado em maio de 2024, pois inclui veículos importados de outros mercados para Portugal.

Caso tenha um destes modelos, pode confirmar se requer ou não uma campanha técnica no website da Citroën: siga esta ligação.

Outras marcas envolvidas

A Citroën não é a única marca afetada pelos airbags defeituosos da Takata. Há mais construtores com campanhas ativas de recolha. Siga as ligações para verificar se o seu veículo é um dos que necessita de trocar o airbag: Audi, BMW, Honda, Mazda, Mercedes-Benz, SEAT, Skoda, Toyota e Volkswagen.

Estima-se que mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo tenham sido afetados pelos airbags defeituosos da Takata, tendo já causado dezenas de mortes e centenas de feridos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns