Notícias SEAT Tarraco apresentado. Tudo o que precisas de saber

Apresentação

SEAT Tarraco apresentado. Tudo o que precisas de saber

A SEAT revelou ao mundo em Tarragona o novo SEAT Tarraco, o terceiro SUV da marca espanhola. A Razão Automóvel esteve lá e conta-te tudo.

SEAT Tarraco

Foi na Tarraco Arena, em Tarragona, que a SEAT levantou o pano do seu novo SUV, o SEAT Tarraco. O nome foi escolhido através de uma votação, na qual participaram 140 mil pessoas.

A Razão Automóvel já tinha conduzido uma versão camuflada deste modelo, em estrada e fora dela — recorda esse teste e vê as imagens.

O que é?

O SEAT Tarraco é um SUV com 5 a 7 lugares, que se vai juntar ao Arona e Ateca, completando a família SUV da marca espanhola. Mede 4733 mm de comprimento e tem 1658 mm de altura. 

SEAT Tarraco

Assenta na plataforma MBQ-A, a plataforma do grupo Volkswagen para os grandes SUV. O SEAT Tarraco é desenvolvido e desenhado em Espanha, na fábrica da SEAT em Martorell, e construído em Wolfsburgo, na Alemanha.

É um modelo importante?

Sem dúvida. Vai assumir um papel fundamental na SEAT, pois para além de ser mais uma entrada num segmento em crescimento, estreia a linguagem de design que a marca seguirá nos próximos anos. O SEAT Tarraco vai ainda permitir obter margens mais altas, o que terá um impacto importante nos lucros.

RELACIONADO: SEAT. Lucros recorde e promessa de duas novidades por ano até 2020
Sabias que?
A SEAT tem um Centro Técnico, onde cerca de 1000 engenheiros trabalham no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias e soluções. A SEAT é o maior investidor industrial I&D em Espanha.

A SEAT está a atravessar, nos últimos tempos, a sua maior ofensiva de produto. A chegada do SEAT Tarraco, o nosso primeiro grande SUV, integra-se no nosso investimento de 3,3 mil milhões de euros, entre 2015 e 2019, na gama de modelos disponibilizados.

Luca de Meo, Presidente da SEAT

Quais são as motorizações?

Todos os motores são sobrealimentados e têm tecnologia start-stop, com potências disponíveis entre os 150 cv e 190 cv.

Dois motores a gasolina: um quatro cilindros de 1.5 l TSI que produz 150 cv e está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, e um 2.0 l, com 190 cv e caixa de sete velocidades DSG com sistema de tração integral 4Drive.

Há duas opções Diesel, ambas com o 2.0 TDI, e potências de 150 cv e de 190 cv, respetivamente. A versão de 150 cv poderá ser associada a uma caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, ou a uma caixa de sete velocidades DSG com sistema de tração integral 4Drive.

A variante mais potente, de 190 cv, apenas está disponível com a combinação 4Drive/caixa DSG de sete velocidades.

O SEAT Tarraco receberá, mais tarde, sistemas de propulsão com tecnologia alternativa.

E o equipamento?

Estão disponíveis dois níveis de equipamento no lançamento: Style e Xcellence. De série o SEAT Tarraco conta com faróis full LED. Estarão disponíveis oito cores para o exterior: Camouflage Escuro, Branco Oryx, Prata Reflex, Azul Atlantic, Cinzento Indium, Beje Titanium, Preto Deep e Cinzento Grey.

SEAT Tarraco
A SEAT em números
Entre janeiro e agosto, a SEAT entregou 383 900 veículos em todo o mundo, um crescimento de 21,9% face a igual período de 2017. O volume de negócios da marca foi superior a 9500 milhões de euros em 2017 e o lucro, depois de impostos, foi de 281 milhões de euros.

No interior o destaque vai para o Cockpit Digital SEAT com 10,25″ e para o ecrã flutuante HMI de 8″.

É seguro?

A SEAT colocou no Tarraco todos os sistemas de ajuda à condução de última geração de que dispõe. Entre estes sistemas estão os já conhecidos Lane Assist (Manutenção da Faixa de Rodagem) e Front Assist (Assistente de Travagem em Cidade) com reconhecimento de bicicletas e de peões, que serão fornecidos de série na Europa. 

O Blind Spot Detection (aviso de viaturas no ângulo morto), Reconhecimento de Sinais, Traffic Jam Assist (Assistente de Tráfego), ACC (Cruise Control Adaptativo), Light Assist (Assistente de Máximos) e Emergency Assist (Travagem de Emergência) estarão disponíveis em opção. O SEAT Tarraco dispõe ainda de Chamada de Emergência, Assistente de Pré-Colisão e Detetor de Capotamento.

Quando chega?

As vendas do SEAT Tarraco arrancam em dezembro, o modelo chega ao mercado português no final de fevereiro de 2019. Ainda não são conhecidos os preços.