Notícias SEAT Leon Cupra com motor elétrico “é uma possibilidade”

Antevisão

SEAT Leon Cupra com motor elétrico “é uma possibilidade”

A hipótese de um SEAT Leon Cupra híbrido ou até 100% elétrico está a ser debatida no quartel general da marca espanhola.

SEAT Leon Cupra

Nesta altura do campeonato, a eletrificação é um tema inevitável quando falamos no desenvolvimento de novos modelos. No caso da SEAT, a transição para as motorizações elétricas poderá ser feita através das suas variantes desportivas – Cupra.

De acordo com o responsável da SEAT no Reino Unido, Richard Harrison, a ideia de acrescentar uma unidade elétrica aos modelos Cupra está a ser explorada há já algum tempo, mas sem resultados práticos, pelo menos para já.

VEJAM TAMBÉM: SEAT Arona. O novo trunfo da SEAT no segmento dos SUV compactos

Em entrevista à Autocar, Harrison assumiu que o objetivo principal é elevar os modelos Cupra para outro patamar, seja através da eletrificação, seja através do desporto motorizado – não necessariamente à procura de recordes no Nürburgring, como Richard Harrison fez questão de referir.

Se avançássemos com a ideia, teríamos de escolher um ou dois modelos e fazê-lo adequadamente [...] Independentemente do que possamos fazer, não será um Cupra só para melhorar a imagem de marca, terá de haver uma razão comercial por detrás.

Richard Harrison

O Grupo Volkswagen – do qual a SEAT faz parte – definiu como meta para 2025 ter no mercado mais de 30 novos modelos elétricos. O primeiro deles será lançado pela própria Volkswagen, através da nova plataforma modular elétrica MEB, em 2020.

“Poucos mas bons…”

Apresentada recentemente, a 5ª geração do SEAT Ibiza não terá direito a uma versão Cupra, ficando-se pela FR. No sentido contrário, é quase certo que o SEAT Ateca venha a receber, já em 2018, a tão esperada variante desportiva.

Assim sendo, a gama de modelos mais desportivos da SEAT inclui atualmente apenas um modelo, o Leon Cupra. Lançado já este ano, é o modelo de série mais potente alguma vez produzido pela SEAT: são 300 cv de potência e 380 Nm de binário, provenientes do bloco 2.0 TSI. Caso se venha a confirmar, importa saber qual será o objetivo da SEAT com a adição de uma unidade elétrica. Será para aumentar a potência e performance? Melhorar os consumos e emissões? Resta-nos esperar pela confirmação oficial.

Sabe esta resposta?
Qual é o motor mais potente que equipa o novo SEAT Arona?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Arona. O novo trunfo da SEAT no segmento dos SUV compactos