Seat Ateca X-Perience: robusto e com espírito aventureiro

Seat Ateca X-Perience: robusto e com espírito aventureiro

O novo Seat Ateca X-Perience explora as capacidades da família Ateca e o seu potencial para futuros modelos. A apresentação está marcada para o Salão de Paris, já na próxima semana.

No passado mês de março, por ocasião do Salão de Genebra, a Seat estreou-se no mercado dos SUV’s com o novo Ateca, um dos modelos mais importantes dos últimos anos para a marca espanhola. Seis meses volvidos, a Seat volta apostar neste segmento em ascensão com uma proposta mais radical e aventureira, muito em linha com o Leon X-Perience – o novo Seat Ateca X-Perience.

Ao contrário do Ateca de série, um modelo com características assumidamente urbanas, o Seat Ateca X-Perience acrescenta um caráter mais destemido para a condução fora de estrada. De acordo com a marca, a diferença faz-se sentir logo condutor pressiona o botão de ignição. O Ateca X-Perience ajusta-se imediatamente a qualquer tipo de condução, condições do piso ou às preferências pessoais do conduto, e o perfil pode ser ajustado através do seletor Driving Experience na consola central.

Ao nível das motorizações, o Seat Ateca X-Perience é alimentado por um bloco 2.0 TDI com 190 cv e 400 Nm de binário máximo, associado à caixa DSG de dupla embraiagem de sete velocidades e sistema de tração integral 4Drive.

seat-ateca-x-perience-4

VEJAM TAMBÉM: Novo Seat Mii by Cosmopolitan desfila no London FashFest

“O X-Perience é um exercício que mostra as capacidades da família Ateca e o seu potencial para o futuro. Sabemos que com o Ateca podemos ir muito mais longe, como mostraremos no Salão Automóvel de Paris. Com o Ateca X-Perience damos um passo além, face ao que já mostrámos nesta gama. É para o cliente que quer ir mais longe, levando-o ao limite, em fins de semana aventureiros e, claro, fora de estrada.”

Dr. Matthias Rabe, Vice-presidente da SEAT

Em termos estéticos, a Seat optou por conjugar as funcionalidades práticas do Ateca X-Perience com um estilo visual 4×4. Na prática, quer isto dizer que iremos encontrar novos pneus de elevado perfil, jantes exclusivas de 18 polegadas, proteção adicional no para-choques dianteiro, molduras dos guarda-lamas em preto, estribos laterais salientes, barras de tejadilho cromadas e uma maior altura ao solo. Mas para Alejandro Mesonero-Romanos, diretor do departamento de design da Seat, a cor da carroçaria (à prova de riscos, segundo a marca) é talvez o que acaba por ter maior destaque. “Escolhemos um verde-azeitona fosco, uma tonalidade próxima da camuflagem, sublinhada com traços cor de laranja nos detalhes que evidencia os componentes técnicos”, afirma.

A NÃO PERDER: A História dos Logótipos: Seat

Já dentro do habitáculo foram selecionadas as tonalidades condizentes com o exterior, nomeadamente através da iluminação ambiente das zonas mais escuras (com luzes LED). O verde e as cores naturais do café dominam com apontamentos em tons de laranja nas costuras do volante, bancos e punho da caixa de velocidades, de forma a frisar a vertente tecnológica. Os bancos desportivos foram forrados em camurça e a inscrição X-Perience surge estampada nos frisos de alumínio da soleira das portas. E tal como o Leon X-Perience, as letras “XP” estão marcadas no volante. Na consola central não poderia faltar o sistema infoentretenimento de última geração, que incorpora as funcionalidades Apple Car Play e Android Auto, com um ecrã de 8 polegadas.

Com a apresentação do Seat Ateca X-Perience, prevista para o Salão de Paris já na próxima semana, a marca espanhola joga uma das últimas cartadas antes do lançamento de 3 novos modelos, em 2017.

seat-ateca-x-perience-9

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter