A História dos Logótipos: Seat

Hoje viajamos até Martorell para conhecer a história por detrás do logótipo da Seat.

Em plena viragem para a segunda metade do século passado, surgia no país vizinho um pequeno fabricante de iniciativa estatal com o objetivo de estimular a venda de automóveis em Espanha no período pós-guerra. O primeiro veículo a sair das linhas de produção da fábrica em Barcelona (Zona Franca) foi o Seat 1400, em 1953, e com ele nasceu também o primeiro logótipo da marca. Pelo facto de o Seat 1400 se basear no Fiat 1400, o emblema tinha inspiração italiana.

Nas primeiras décadas de atividade a identidade visual da marca foi oscilando em função das preferências do mercado. Nos anos 60, a Seat optou por uma abordagem mais minimalista, primeiro apenas com o nome da marca e mais tarde com um círculo em volta e o fundo em tons de vermelho. Em 1970, o emblema perdeu novamente o círculo e passou a dispor de uma formatação mais linear e discreta.

seat3VEJAM TAMBÉM: Uma visita ao museu da SEAT: os principais modelos da história da marca

Só em 1980 é que os modelos da Seat passam a exibir na dianteira o logótipo que hoje conhecemos – o famoso “S”, cujo significado é fácil de perceber. Mas porquê um corte diagonal do símbolo da marca? De certa forma, esta foi uma maneira de homenagear as raízes da marca: a sua origem está ligada à Avenida Diagonal, uma das mais importantes avenidas da Catalunha. Os esboços deste logótipo (em baixo) explicam a sua evolução.

Mas porque o design e o desenvolvimento da sua imagem “é algo que está no ADN da Seat”, a marca espanhola estreou um novo logótipo em 2012, aquando do lançamento da 3ª geração do Seat León. Tal como há cinco décadas atrás, trata-se de uma adaptação aos novos tempos (mas menos drástica), graças a um efeito cromado tridimensional e um recorte diagonal simplificado. Tudo em função dos valores da marca: tecnologia e emoção.

Queres saber mais sobre os logótipos de outras marcas? Clica nos nomes das seguintes marcas:

Na Razão Automóvel uma «história dos logótipos» todas as semanas.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos