Notícias Nikola Tre. Este camião é elétrico e não foi feito pela Tesla

Veículos pesados

Nikola Tre. Este camião é elétrico e não foi feito pela Tesla

Enquanto esperamos pelo Tesla Semi, a Nikola uniu-se à Iveco e apresentou o Tre, um novo camião elétrico. Fica a conhecê-lo.

Nikola Tre

Depois de ter colocado a Tesla em tribunal acusando-a de ter copiado o design do One, a Nikola revelou o Tre, um camião elétrico destinado ao mercado europeu.

Para o desenvolver, a Nikola aproveitou a parceria recém assinada com a Iveco (as duas empresas anunciaram-na há três meses) e desenvolveu o Nikola Tre com base no Iveco S-Way, um modelo que a marca italiana deu a conhecer em julho.

Esteticamente, o Nikola Tre não esconde as semelhanças com o modelo da Iveco. Isto apesar de a Nikola ter contado com a ajuda da Italdesign na hora de lhe oferecer um visual mais distinto. Ainda assim, destaca-se o enorme “N” iluminado e os faróis de nevoeiro extra ligados aos faróis por luzes diurnas LED.

VÊ TAMBÉM: Designer português tenta “salvar” Tesla Cybertruck

Já no interior, as diferenças são bem maiores, muito graças à adoção do sistema de infotainment da Nikola que concentra várias funções e até permitiu dispensar os comandos de climatização.

VÊ TAMBÉM: Ford Trucks chega a Portugal e traz consigo o F-Max

Os números do Nikola Tre

Se esteticamente o Nikola Tre não difere muito do Iveco S-Way, o mesmo não pode ser dito em termos mecânicos. Com uma bateria com uma capacidade total de 720 kWh, o camião agora apresentado pela Nikola oferece, na variante revelada na apresentação (a de 4×2) uma autonomia que pode ir até aos 400 km.

No que diz respeito à potência, o Nikola Tre oferece uma potência contínua de 480 kW (653 cv) e um binário de 1800 Nm. Está ainda previsto que venham a estar disponíveis versões de 2 ou 3 eixos com o peso bruto a oscilar entre as 18 e as 26 toneladas.

VÊ TAMBÉM: Tesla Semi. Super camião elétrico faz 5 segundos dos 0-96 km/h (60 mph)
Nikola Tre
Ao contrário do Nikola One e do Tesla Semi, o Tre apresenta um visual mais convencional.

A revelação da versão final de produção (o camião que aqui vês é ainda uma maquete) vai ser revelada no próximo ano no Salão de Veículos Comerciais em Hannover e a entrega das primeiras unidades aos clientes está prevista para 2021.

Curiosamente, a Nikola afirma que o Tre é o primeiro passo na direção do lançamento de um camião a pilha de combustível em 2023 (camião esse que se deverá basear no Tre), isto apesar de o modelo agora revelado ser um elétrico a baterias (ou BEV).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mercedes-AMG GT R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG GT R em vídeo. Que ABUSO de carro!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mercedes-AMG GT R em vídeo. Que ABUSO de carro!