Notícias A drag race mais lenta, pesada e emocionante que vais ver

Arranque a Frio

A drag race mais lenta, pesada e emocionante que vais ver

Uma drag race lenta, pesada, mas cheia de emoção. Inútil? Talvez. Mas ver as 44 toneladas do Mercedes-Benz Actros e do Scania R500 a acelerar e… travar a fundo não deixa de ser impressionante.

Mercedes-Benz Actros vs Scania R500

Não é todos os dias que podemos ver um Mercedes-Benz Actros e um Scania R500 a discutir taco-a-taco 400 m de asfalto. Estes leviatãs do asfalto não são ágeis, não “disparam” para a frente no arranque e demoram uma eternidade a ganhar velocidade… Mas a corrida não é menos emocionante por isso. Principalmente tendo como motoristas de serviço Mat Watson (Carwow) e Yianni (Yiannimize).

Além do mais podemos ver uma prova de arranque apenas com os tratores e também com o semi-reboque atrelado e… totalmente carregado. Ou seja, 44 toneladas em ordem de marcha cada.

Para puxar-se a si e ao carregado semi-reboque, o Mercedes-Benz Actros conta com um seis cilindros em linha de 10,7 l de capacidade e 480 cv, enquanto o Scania R500 responde à letra com um seis cilindros em linha com 12,7 l (arredondado dá os 13 l que vemos/ouvimos no vídeo) e 500 cv. Qual destes camiões sairá vencedor?

VÊ TAMBÉM: Camionistas riem-se do Tesla Semi

Se as provas de arranque já são emocionantes, neste caso admitimos que é a prova de travagem de emergência que ganha emoção adicional.

Sempre são 44 toneladas a 80 km/h que necessitam de parar no menor espaço possível — dá para elevar a tensão arterial de qualquer um de nós.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.