Notícias Será que Portugal tem muitos radares?

Radares

Será que Portugal tem muitos radares?

Para quem tem pé pesado ou anda sempre com pressa, parece que há muitos radares em Portugal. No entanto, esta estatística diz o contrário.

Radares em Portugal

Seja em avenidas, estradas nacionais ou auto-estradas, os radares são hoje uma presença tão habitual na condução como os semáforos ou os sinais de trânsito, tendo até já havido um famoso apresentador de televisão (sim, foi Jeremy Clarkson) que os acusou de nos obrigarem a olhar mais para a berma da estrada à sua procura do que para… a própria estrada.

A verdade é que, quer sejas um pé de chumbo ou um pé leve, o mais provável é que pelo menos uma vez desde que conduzes tenhas ficado com a seguinte dúvida: será que passei em excesso de velocidade por um radar? Mas será que há assim tantos radares em Portugal?

Um gráfico divulgado pelo site espanhol Statista (que se dedica, como o nome indica à análise estatística) veio revelar quais os países da Europa onde há mais (e menos radares) e uma coisa é certa: neste caso estamos mesmo na “cauda” da Europa.

VÊ TAMBÉM: Radares da PSP. Vê a lista para março de 2019

Os resultados

Efetuada com base em dados do site SCBD.info, a lista criada pela Statista indica que Portugal tem 1,0 radares por cada mil quilómetros quadrados. Por exemplo, em Espanha esse número sobe para os 3,4 radares por mil quilómetros quadrados.

Face a este número Portugal surge como o 13º país europeu com mais radares, bem longe de países como a França (6,4 radares), Alemanha (12,8 radares) e até a Grécia, que conta com 2,8 radares por cada mil quilómetros quadrados.

No topo da lista revelada pela Statista, os países europeus com mais radares por cada mil quilómetros quadrados são a Bélgica (67,6 radares), Malta (66,5 radares), Itália (33,8 radares) e o Reino Unido (31,3 radares).

Já no extremo oposto surgem a Dinamarca (0,3 radares), a Irlanda (0,2 radares) e a Rússia (0,2 radares), se bem que neste caso o reduzido número é, muito provavelmente, ajudado pela enorme dimensão do país.

Fontes: Statista e SCDB.info

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a conquistar o prémio de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal