Notícias Estado vai investir 34 milhões de euros na compra de viaturas para a PSP e GNR

Forças de Segurança

Estado vai investir 34 milhões de euros na compra de viaturas para a PSP e GNR

A PSP e a GNR vão receber 789 novas viaturas ligeiras até 2025. Estado vai fazer investimento de 34 milhões de euros.

BMW-I8-PSP
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) vão adquirir 789 viaturas ligeiras até 2025, no valor de 34 milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Administração Interna, que informou que já lançou o concurso internacional para a aquisição destas viaturas, que vão permitir “aperfeiçoar o policiamento de proximidade e de visibilidade junto das comunidades”, como explicou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, em declarações à RTP.

Este concurso público vai ter 45 lotes, sendo que 23 estão destinados à GNR e 22 à PSP. O prazo de entrega das propostas termina no dia 30 de novembro.

Além do concurso para a aquisição de viaturas ligeiras, o Ministério da Administração Interna informou ainda que serão abertos mais dois procedimentos: um para a compra de 96 motociclos, para os os anos de 2023 e 2024, no valor de quase 1,7 milhões de euros; e outro para a aquisição de três veículos pesados, para o ano de 2024, num montante de 970 mil euros.

“É um esforço que se conjuga com o investimento nas infraestruturas, nos equipamentos e na modernização tecnológica das forças de segurança, estimado em 607 milhões de euros até 2026”, explicou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, em declarações à RTP.

José Luís Carneiro considera ainda tratar-se de um “momento especialmente relevante”, até porque “tem importância para a imagem do país”.

BMW I8 PSP
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel Audi R8, BMW i8 e Subaru Impreza, três dos «recrutas» mais conhecidos da PSP

Investimento contínuo

Durante a cerimónia de apresentação deste investimento, citado pelo ECO, José Luís Carneiro informou também que, no âmbito da lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, foram entregues 2152 veículos às forças de segurança entre 2017 e 2021, no valor de 52 milhões de euros.