Notícias Que percentagem da frota do Governo é eletrificada?

Governo

Que percentagem da frota do Governo é eletrificada?

Dos 213 carros da frota de ministros e secretários de Estado do Governo, quanto são eletrificados? Saibam a resposta…

António Costa Primeiro-Ministro

Dos 213 carros ao serviço de Ministros e Secretários de Estado do Governo, 111 são elétricos ou híbridos, um número que representa um peso de 52% na frota. Os restantes 102 automóveis são movidos exclusivamente a gasolina ou gasóleo.

Os dados são da CNN Portugal, que dá conta que este registo está muito acima daquela que é a realidade do Estado português no seu todo.

O último Relatório do Parque de Veículos do Estado, relativo a 2020, dava conta de um total de 26 062 viaturas. Das quais apenas 3% são híbridas ou elétricas.

A NÃO PERDER: COP26. Portugal não assinou declaração para eliminar veículos a combustão
Porta de carregamento
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Em termos absolutos, é o primeiro-ministro António Costa e o seu gabinete que conta com mais modelos eletrificados, 14 no total. O ministério do Ambiente e Ação Climática, liderado por João Pedro Matos Fernandes, surge logo a seguir, com 11 carros híbridos e elétricos.

Nos ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os automóveis eletrificados representam mais de 75% da frota disponível (cinco em seis carros no total), número que se estende ao Ministério do Trabalho, onde nove dos 12 veículos ao serviço são «verdes».

No entanto, existem três ministérios, nos quais o número total de automóveis elétricos ou híbridos equivale a menos de 20% da frota: Justiça, Negócios Estrangeiros e Finanças. Já no Ministério da Administração Interna, só 38% dos automóveis contam com algum tipo de auxílio elétrico.

LEIAM TAMBÉM: O ambiente tem as costas largas. As empresas e as pessoas não

Os 213 automóveis que formam a frota do Governo português estão ao serviço do primeiro-ministro, 19 ministros e de 50 secretários de Estado.

Fonte: CNN Portugal

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada (ciclo WLTP) do Dacia Spring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Dacia Spring em autoestrada e estrada «aberta». Prova superada?