Notícias Preço dos combustíveis com «mega» aumento esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis com «mega» aumento esta semana

Esta semana começa com aquele que poderá ser o maior aumento deste ano no preço dos combustíveis. Até agora, pelo menos.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Tal como esperado, o início desta semana (31 de julho) está a ser atribulado no que diz respeito ao preço dos combustíveis. Sempre com uma subida de valores, nada de descidas.

O aumento significativo do valor do Brent nas últimas semanas está a ter um forte impacto no preço dos combustíveis. É este o principal responsável pelo aumento de cerca de sete cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo no início desta semana.

Além disso, o Ministério das Finanças anunciou mais um «descongelamento» da taxa de carbono que entra em vigor amanhã, dia 1 de agosto. O que se vai traduzir num aumento adicional do preço dos combustíveis em torno dos dois cêntimos por litro.

Quais o preço dos combustíveis hoje?

Partindo dos valores da DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) do dia 28 de julho (já inclui os descontos das gasolineiras), verificou-se um aumento do preço médio dos combustíveis até maior que o previsto, sendo já de oito cêntimos.

O que significa que o preço médio do gasóleo simples é de 1,62 €/l e o da gasolina 95 simples está nos 1,803 €/l. Amanhã deveremos assistir a mais aumentos devido à entrada em vigor do ajuste nas medidas extraordinárias de redução fiscal.

Passando pelas principais gasolineiras, já se verificam diferenças significativas nos preços. No caso da Galp, o gasóleo subiu 7,5 cêntimos por litro e a gasolina sete cêntimos. Na Repsol, o gasóleo subiu 7,2 cêntimos por litro e gasolina subiu sete cêntimos. Por fim, a BP aumentou o gasóleo sete cêntimos por litro e a gasolina em 7,5 cêntimos.

Totem de posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Medidas extraordinárias de agosto

De todas as parcelas incluídas nas medidas extraordinárias de mitigação do aumento do preço dos combustíveis disponibilizadas pelo Ministério das Finanças, a Taxa de Carbono é a única a sofrer alterações nos últimos três meses.

O desconto no ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos) mantém-se inalterado e a tributação sobre o gasóleo agrícola permanece nos seis cêntimos por litro.

Em conjunto, todas as medidas de redução da carga fiscal no preço dos combustíveis durante o mês de agosto, vão-se traduzir num desconto de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina