Notícias Portagens em todas as autoestradas da União Europeia? É o que a Alemanha propõe

Autoestradas

Portagens em todas as autoestradas da União Europeia? É o que a Alemanha propõe

À frente da presidência do Conselho Europeu entre julho e dezembro de 2020, a Alemanha parece apostada em impor portagens nas autoestradas da União Europeia.

Autoestrada holandesa

A notícia está a ser avançada pela Reuters e dá conta de que, durante a sua presidência do Conselho Europeu entre julho e dezembro de 2020, a Alemanha prepara-se para avançar com uma proposta para impor portagens em todas as autoestradas dos países da União Europeia.

Segundo um documento preliminar ao qual a Reuters teve acesso, o objetivo do ministro alemão dos transportes, Andreas Scheuer, passa por obrigar, no prazo de oito anos, carros, carrinhas de distribuição e até camiões a pagar portagens para circular nas autoestradas da União Europeia.

Curiosamente, a Alemanha é um dos poucos países da União Europeia no qual não se pagam portagens, com as autoestradas a serem mantidas com recurso aos impostos dos contribuintes.

VÊ TAMBÉM: Portagens. Qual a classe do meu veículo?
Portagens
As portagens podem vir a tornar-se numa realidade em todas as autoestradas da União Europeia.

E apesar de em tempos já ter tentado impor o pagamento de portagens aos condutores estrangeiros, a Alemanha viu-se obrigada a recuar nessa decisão depois de a medida ter sido considerada atentatória das regras da União Europeia.

Ainda não há consenso

Apesar de já haver um documento preliminar e de a ideia de portagens baseadas na distância percorrida serem vistas como uma boa medida de proteção ambiental, esta é uma questão sensível dentro da própria Alemanha, com alguns ministros a defenderem que a proposta deveria ser “congelada”.

Principalmente críticos desta ideia são os ministros do Partido Social Democrata Alemão, o SPD, que partilham o poder com o partido da chanceler Angela Merkel, a União Democrata-Cristã, também conhecida como CDU.

Por fim, no que diz respeito aos Estados-membros onde já existem portagens, como Portugal, segundo a Reuters o documento refere que as taxas, portagens ou outras formas de pagamento pela circulação em autoestrada devem ser aplicadas a todos os veículos com exceção dos autocarros.

Fontes: Reuters e CarScoops.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o Citroën Xantia?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris