Notícias Porsche Sport Driving School Portugal: que regresso às aulas!

Porsche Sport Driving School Portugal: que regresso às aulas!

Testámos praticamente toda a gama de desportivos da Porsche no Autódromo do Estoril. Foi uma espécie de regresso às aulas numa escola muito especial, a Porsche Sport Driving School Portugal.

Pisar o asfalto que um dia foi pisado por lendas como Ayrton Senna é sempre um acontecimento único, por mais vezes que as nossas “responsabilidades” profissionais nos levem a fazê-lo várias vezes ao ano, uma e outra vez. Falamos do Autódromo do Estoril, catedral nacional do desporto motorizado.

Quando a este local de culto juntamos carros de culto, talhados para arrancar sorrisos da cara e gotas de suor da testa, então temos matéria para memórias que vão ter de ser obrigatoriamente(!) contadas aos nossos netos.

porsche driving school Portugal 02

Foi integrados num grupo de jornalistas nacionais que nos deslocámos ao Estoril para andar um dia inteiro na gama de desportivos da Porsche: 911 4S; 911 Turbo S; Cayman GTS; e Boxster GTS. Mais do que testar os carros, o propósito do evento, integrado na Porsche Sport Driving School Portugal era melhorar os nossos dotes de condução.

“dois apontamentos: os meus dotes de condução ficaram efetivamente mais afinados que nunca e exijo um Porsche 911 GT3 pelo Natal.”

Abrimos a hostes com o Porsche Boxster GTS. Travões incansáveis, comportamento acessível, motor (muito!) capaz e sorrisos rasgados. No limite leva-se com extrema facilidade, mesmo com as ajudas electrónicas no modo mais permissivo. E não… não é menos Porsche que um Porsche 911. É um membro da família de Estugarda de pleno direito.

Depois de me terem expulsado em lágrimas do interior do Boxster (afeiçoou-me demasiado rápido, eu sei…) serviu-me de consolação ter um 911 Turbo S do outro lado do pit-lane à espera. Limpei as lágrimas e comecei a sorrir. Os 560cv de potência do motor flat-six equipado com dois turbos tem esse efeito.

As rectas do Estoril encurtaram de forma drástica e a travagem mudou-me o sitio de alguns órgãos – acho que até enruguei o asfalto. Se o fiz, a administração do circuito que envie a conta para a Porsche, digam que vão da nossa parte.

Mas o melhor estava guardado para o fim: o Porsche 911 GT3. Que máquina! Com os restantes já tinha tido oportunidade de privar noutros ocasiões, mas com o GT3 foi uma estreia absoluta. Branco, com roll-bars, travões XXL e lá atrás (bem atrás…) um motor 3.8 atmosférico com pulmão para ultrapassar alegremente as 8.000rpm. A condução ganhou outra dimensão.

O chassi do GT3 reage à mais pequena variação no volante, travões ou acelerador. É um automóvel que está em pleno estado de alerta às nossas solicitações, respondendo com uma acutilância desconcertante a todos os movimentos. Valeram as dicas dos instrutores da Porsche Sport Driving School Portugal a mais de 200 km/h. A esta velocidade os erros pagam-se caros…

porsche driving school Portugal 21

No final do dia, dois apontamentos: os meus dotes de condução ficaram efetivamente mais afinados que nunca e exijo um Porsche 911 GT3 pelo Natal. Se depois disto também ficaram com vontade de fazer um regresso às aulas, saibam que um dia assim com a Porsche Sport Driving School Portugal custa pouco mais de 1000 euros. Se vale a pena? Claro que vale. Até fiquei tentado a chumbar só para repetir as cadeiras…

Fiquem com a galeria de imagens deste dia de aulas a alta velocidade:

Imagens: Gonçalo Maccario

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter