Notícias Porsche e Tag Heuer juntas para celebrar a histórica Carrera Panamericana

Apresentação

Porsche e Tag Heuer juntas para celebrar a histórica Carrera Panamericana

Tanto a Porsche como a Tag Heuer estão juntas na competição automóvel há diversos anos e acabam lançar mais um projeto especial.

© Porsche

Que o Porsche Cayman GT4 RS é um carro incrível já muitos de nós sabíamos. Mas que este poderia ficar ainda melhor com uma ligação ao passado, isso já é uma novidade.

Há cerca de 70 anos, dois Porsche 550 Coupé de equipas privadas participaram na histórica Carrera Panamericana. Entre 1952 e 1954, estes dois modelos superaram as duras estradas do México e marcaram um bonito momento no mundo automóvel.

Dez anos depois, Jack Heuer apresentava um cronógrafo de pulso, pensado para pilotos, o TAG Heuer Carrera Chronograph. O nome, claro, presta homenagem à prova mexicana.

As duas marcas acabaram por percorrer caminhos muitos paralelos desde essa altura, muitas vezes em conjunto, criando uma história plena de boas recordações. Desta forma, e com o objetivo de assinalar este duplo aniversário, a Porsche acaba de nos revelar dois automóveis muito especiais.

Visualmente, são duas unidades muito semelhantes e usam como base um modelo que não requer grandes modificações, o Porsche Cayman GT4 RS. Ou seja, na base do projeto «TAG Heuer x Porsche – Legends of Panamericana», já está um desportivo que foi concebido para ser o mais leve possível e que inclui um chassis desportivo de uma acutilância extrema, além de uma aerodinâmica muito eficiente.

Já no que diz respeito à decoração, a inspiração é facilmente associada aos Porsche 550 Coupé que participaram na prova no início dos anos 50. Um, conta com o número 154 e o outro com o 152, além do Pegasus vermelho da Mobil Oil e o logótipo da Tag Heuer que podemos encontrar no capot frontal, na cobertura do motor e no centro das porcas de aperto central.

Interior ainda mais exclusivo

Uma vez a bordo, os assentos em pele contam com uma tonalidade Guards Red, que contrasta com os restantes tons mais escuros que ainda predominam. Se olharmos com um pouco mais de atenção, vamos descobrir diversas costuras com as mesmas três cores da bandeira mexicana.

Nos encostos de cabeça foi cosido o logótipo da “La Carrera Panamericana” e tanto nas soleiras das portas como num detalhe do tabliê está gravado o nome desta edição: “GT4 RS Panamericana Special”.

Ainda no habitáculo, no entanto, o carro com o número 154 tem um detalhe ainda mais especial e verdadeiramente exclusivo. Na consola central está um módulo com equipamento analógico de cronometragem, construído especialmente para este GT4 RS. É um elemento único e que não ficará disponível para venda.

GT4 RS com caminhos distintos

Apesar de terem sido desenvolvidos em conjunto, estes dois Porsche Cayman GT4 RS terão caminhos diferentes. No passado fim-de-semana estiveram presentes na edição deste ano do Rennsport Reunion 7, na pista de Laguna Seca, na Califórnia.

A unidade decorada com o número 154 e que incorpora o cronógrafo da Tag Heuer, fez parte da exposição “TAG Heuer Heritage Experience” e em meados deste mês, estará presente no México para mais uma edição da Carrera Panamericana.

© Porsche

Ao volante vai estar Patrick Dempsey, piloto, ator e embaixador das marcas Tag Heuer e da Porsche Design. Ainda que a ideia não seja participar na totalidade da prova, a Porsche já anunciou que este GT4 RS vai cumprir as duas primeiras etapas.

A segunda unidade deste projeto, decorada com o #152, não inclui o cronógrafo da Tag Heuer. No entanto, estará disponível em leilão no início do próximo ano, numa venda de beneficência.

Até lá, podem sempre ver ou rever o nosso teste em vídeo ao novo Porsche Cayman GT4 RS, no Autódromo do Estoril: