Notícias Nova tecnologia faz disparar multas da Polícia Municipal do Porto

Multas

Nova tecnologia faz disparar multas da Polícia Municipal do Porto

Câmaras móveis da Polícia Municipal do Porto fizeram quase triplicar o número de multas emitidas devido a estacionamento abusivo desde o início do ano.

No início deste ano, a Policia Municipal do Porto começou a usar um novo sistema de câmaras instaladas nos veículos de patrulha, com o objetivo de detetar situações de estacionamento abusivo.

Resultado? Foram emitidas 43 747 multas no primeiro semestre deste ano, quase o triplo registado face às 17 475 registadas no mesmo período de 2024, segundo o Jornal de Notícias.

Grande parte deste aumento deve-se à entrada em funcionamento do sistema de câmaras, instaladas no tejadilho de dois dos veículos da Policia Municipal do Porto.

câmara para multar carros mal estacionados
© CM Porto Com o sistema de câmaras instaladas no tejadilho dos veículos da Polícia Municipal do Porto, as multas relacionadas com o estacionamento abusivo praticamente triplicaram face ao mesmo período do ano passado.

Com este sistema é possível detetar infrações relacionadas com o estacionamento, mesmo sem ter de parar o carro. Só esta nova tecnologia foi responsável por mais 26 272 contraordenações do que no ano passado.

As zonas mais críticas concentram-se no centro da cidade, como a baixa, e também nos acessos à cidade, nomeadamente na Asprela e na área envolvente do Hospital de S. João.

Excesso de velocidade fiscalizado

Além das câmaras, entraram também em funcionamento dois radares móveis que já permitiram detetar 4308 infrações por excesso de velocidade.

Na primeira quinzena após a instalação dos radares, foram registadas cerca de 90 infrações por dia. No entanto, este número tem vindo a descer para uma média diária de 24, reflexo do “efeito dissuasor e pedagógico” das novas medidas.

“Não tenho a menor dúvida. As pessoas têm tido mais cuidado no que toca à velocidade”

Comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva